Formação continuada de professores

A formação continuada dos professores ao longo do ano é uma preocupação e objetivo da Secretaria Municipal da Educação, tendo em vista a valorização e o aperfeiçoamento do magistério e a qualidade da Educação. O encontro de ontem foi o terceiro deste ano e ainda haverá mais no segundo semestre.
O curso de foi ministrado pela prof.ª Drª Clarice Pires, do ISEP (Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação).

 A avaliação escolar foi o tema trabalhado através de oficinas, conforme o planejamento anexo. As atividades desenvolvidas e os textos utilizados também estão anexos.

"Desde o ponto de vista de políticas públicas, a formação continuada de professores tem seu amparo legal na LDB 9394/96 (estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira), ao regulamentar o que já determinava a Constituição Federal de 1988, instituindo a inclusão, nos estatutos e planos de carreira do magistério público, do aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive em serviço, na carga horária do professor. Esses horários, segundo a normativa legal, são reservados para estudos, planejamento e avaliação, com o intuito de propiciar uma formação fundamentada na "íntima associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço." No Art. 13o, inciso V se enuncia que os docentes incumbir-se-ão de ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar, integralmente, dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional." (Luis Eduardo Alvarado Prada) in: http://www.uniube.br/propep/mestrado/revista/vol07/16/ponto_de_vista.pdf