Geomorfologia, Hipsometria e Declividade

Nos domínios morfo-estruturais do Município de Luiz Alves predominam os embasamentos em estilos complexos oriundos das serras do leste Catarinense com ocorrência nas regiões justapostas à Bacia do Rio Luiz Alves, principalmente em sua porção Potamal (distal) de um modelo de acumulação fluvial. A geomorfologia pode ser vista no 01-MapaGeomorfologia  e corroborada pelos mapas 02-MapaHipsometria e 03-MapaDeclividade.

 

O que é “Unidade Geomorfológica Serra do Leste Catarinense”?

Este conjunto de relevo constitui um prolongamento da Serra do Mar. As feições Morfológicas ocorrem na forma de estruturas de serra formada por morrais com topo convexo, cristas alongadas lineares na direção geral NE, vertentes íngremes voltadas para SE e NW. Leitos de drenagem sulcando vales em ”V”, geralmente encaixados nas estruturas geológicas. Compreende esta unidade de rochas cristalinas e cristalofilianas tanto magmáticas quanto metamórficas.

 

O que é “Modelo de Acumulação Fluvial”?

O modelo de acumulação fluvial é caracterizado por áreas planas resultantes da acumulação fluvial, sujeitas a inundações periódicas, correspondentes às planícies e terraços de várzeas. Representam na região de Luiz Alves as áreas mais planas do Município, onde se intensificou a ocupação urbana e a agricultura. São áreas predominantemente mais úmidas e recebem todo o aporte de sedimentos das serras do Município.