Processos de Indicação Geográfica da Cachaça e Banana de Luiz Alves avançam

Os produtores da Associação dos Produtores De Cachaça Artesanal De Luiz Alves (APCALA) e da Associação dos Bananicultores de Luiz Alves (ABLA) se reuniram com o Sebrae na última semana,  para discussão dos documentos que compõe o dossiê do pedido de registro de Indicação Geográfica (IG) dos dois produtos e debater os ajustes finais dos selos, avançando no processo da IG. O encontro com os produtores de cachaça aconteceu no auditório da Prefeitura e com os bananicultores na Sociedade Esportiva e Recreativa Faixa Azul.

A Indicação Geográfica (IG) é como se convenciona chamar a identificação de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país, quando determinada reputação, característica e/ou qualidade possam lhe ser vinculadas. A Prefeitura de Luiz Alves em parceria com o Sebrae e produtores vem lutando pela IG dos produtos mais famosos do Município e já foram investidos cerca de R$150.000,00 de recursos da Prefeitura e o SEBRAE também entrou com R$150.000,00 para execução do processo de requerimento da IG que será encaminhado para o INPI.

Em reunião com a APCALA, Rogério Ern, consultor do Sebrae, apresentou as pesquisas realizadas nas leveduras naturais das cachaças Luizalvenses pela Universidade Federal de Santa Catarina. O documento aponta Luiz Alves como a Capital Catarinense da Cachaça, com produção artesanal, identidades e variedades coloniais com características únicas e ligadas à região, necessárias para a IG.

“Aprovamos o caderno de especificação técnica onde são estabelecidas regras de produção de cachaça que irá receber o selo da denominação de origem da cachaça e aguardente de Luiz Alves. Também aprovamos as regras de produção da banana da região de Luiz Alves, que também compreende demais Municípios ao entorno”, explicou Rogério.

Com este processo, diversos setores serão beneficiados. “A IG veio para valorizar ainda mais o nosso principal produto turístico, que á a cachaça. O turista sabe que ao visitar Luiz Alves, vai encontrar produtos certificados e o selo vem para conferir essa qualidade fora dos limites do Município, onde o consumidor ao adquirir um produto com selo de Indicação Geográfica terá certeza da procedência da bebida luizalvense”, comenta Priscilla Erbs de Freitas, Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Luiz Alves. Com a Indicação Geográfica (IG) do produto, o produtor também será protegido e a cachaça passa a ter proteção contra falsificações, fortalecendo o associativismo e renome já conquistado no mercado, além de abrir novas oportunidades, ampliar os mercados e promover o turismo.

Segundo o Secretario de Agricultura e Meio Ambiente de Luiz Alves, Ronivandro Edson Piccini, o principal objetivo do pedido de indicação geográfica é acabar com a pirataria da bebida e diferenciar a banana no mercado. “Queríamos uma ferramenta que os produtores pudessem usar para vender como produto original de Luiz Alves. Com o selo, os produtores terão uma ótima oportunidade de ampliar os negócios com um produto único e assim fortalecer o turismo com a Rota da Cachaça no Município e vender a banana com qualidade luizalvense”, destaca.

Já a reunião com os produtores da Associação de Bananicultores de Luiz Alves (ABLA) discutiu as regras da produção da fruta no município e a mudança que o selo de indicação geográfica trará para Luiz Alves. O selo de Indicação Geográfica (IG) da banana irá melhorar a organização da cadeia produtiva, fortalecer o associativismo, proteger o produtor com direito ao uso da IG e controlar o produto contra falsificações, ajudando a desenvolver novos mercados. Além disso, com o selo, haverá o fortalecimento do produto e o território, desenvolvendo novos ativos econômicos no entorno da cadeia produtiva, como turismo, outras indústrias e produtos derivados.

De acordo com o Gerente Regional do Sebrae da Foz, Alcides Sgrott Filho, o selo de Indicação Geográfica reconhecerá os produtos de qualidade da região. “A parceria entre Sebrae/SC, Prefeitura Municipal e Associação da Cachaça e da Banana é muito importante para continuar fortalecendo o setor agropecuário, ampliar a divulgação dos produtos e incentivar o empresário mostrando que o produto dele é referencial nacional. Com o selo, Luiz Alves receberá mais turistas e movimentar ainda mais a economia local”, destaca.

Texto: Assessoria de imprensa do SEBRAE/SC e assessoria de imprensa da Prefeitura de Luiz Alves.

Fotos: Assessoria de imprensa Prefeitura de Luiz Alves.