Formatura de Agentes Comunitários de Saúde

Na última sexta-feira, 29/10/10, no Auditório do Centro Administrativo Erich Gielow – Prefeitura Municipal, ocorreu a formatura de 21 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no Curso de Formação Inicial para ACS.
O Curso, com carga horária de 400 horas, foi ministrado pelas enfermeiras Débora Gesser, Fabíola Schmitt da Silva e Julieta Cristina Fernandes da Silva, das Equipes de Saúde da Família do município, sob a responsabilidade da Escola Técnica de Saúde de Blumenau. Representando a Escola, estiveram presentes a Coordenadora Pedagógica – Enfª Nanci Aparecida da Silva, e a Coordenadora Técnica – Enfª Liane Girolamo. O evento também contou com a presença do coordenador do Programa de Saúde da Família no município – Dr. Paulo Clidenor Lima Soares, da Secretária Municipal de Saúde – Srª Edite Scola, do Prefeito Municipal – Sr. Viland Bork, funcionários da Secretaria Municipal da Saúde e familiares dos ACS.
O município de Luís Alves conta com três Equipes de Saúde da Família que atendem a 100% da população nas suas cinco Unidades de Saúde: ESF1 (Unidade de Saúde da Família da Vila do Salto), ESF2 (Unidades de Saúde de Ribeirão Máximo e do Serafim) e ESF3 (Unidades de Saúde de Rio do Peixe e de Rio Canoas).

"A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade." (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=149)