Município de Luiz Alves incentiva ciclistas a visitarem a cidade

A Secretaria de Esportes e Cultura de Luiz Alves realiza diversos trabalhos de incentivo e inclusão ao mundo do esporte para todas as idades. As atividades promovidas vão desde crianças até idosos, abrangendo cerca de 14 modalidades, ofertadas através das Escolas de Esporte e Cultura.

Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas iniciaram novas práticas esportivas e o ciclismo foi uma das modalidades mais procuradas, pois proporciona contato com a natureza, ar puro e tantos outros benefícios para a saúde e para mente, tudo isso com segurança, pois é um esporte individual.

O Município de Luiz Alves já vem acompanhando grande movimentação de ciclistas locais e também de visitantes há alguns anos, que procuram a cidade por possuir vias tranquilas, seguras e belíssimas paisagens. Pensando em tornar a experiência dos ciclistas ainda melhor, seja para os que fazem o uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho ou para os que procuram turismo e lazer, a Secretaria implantou o projeto de “Estações Ciclísticas”, que estão espalhadas em sete comunidades do Município.

As estações contam apoio para a para a bicicleta, bomba de ar para encher pneus e uma série de chaves que proporcionam realizar diversos reparos básicos no equipamento, afinal, imprevistos podem acontecer durante o pedal.

O Secretário de Esportes e Cultura Henrique Lemke comenta que “as Estações Ciclísticas são de grande utilidade e auxiliam a população local e de fora do município durante as rotas de trabalho ou de turismo e lazer. Além destes benefícios, nossa gestão tem como prioridade a responsabilidade ambiental e, essa ação vem de encontro com esse objetivo e oportuniza vida saudável aos ciclistas e colabora para termos um mundo melhor”.

Além da saúde, o ciclismo também promove o turismo

Que a prática de esportes é benéfica para a saúde, todos sabem e os apaixonados por bike procuram sempre novos desafios para se superarem. Luiz Alves conta com trechos para todas as categorias, desde o ciclista iniciante até o avançado, o que acaba atraindo turistas para o Município. Para a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico Priscilla Erbs de Freitas, “observando o aumento do número de ciclistas, tanto iniciantes quanto profissionais, em busca de conectar-se com a natureza e a procura de tranquilidade, misturada com adrenalina através de nossas montanhas, relevos e de nossas belezas naturais, como cachoeiras e trilhas, vimos a importância de darmos um suporte assim ao Cicloturismo. As estações ciclísticas servem de  apoio para incentivar mais ciclistas e moradores a adotarem esse meio de transporte sustentável. Acreditamos que quanto melhor atendermos estes turistas, e os moradores locais, automaticamente ajudaremos a incrementar o desenvolvimento do cicloturismo na nossa cidade. Nosso objetivo é servir de fonte de inspiração para demais municípios e assim incentivar cada vez mais o cicloturismo no Brasil”.

Se você se interessou, venha visitar Luiz Alves para descobrir nossas belas paisagens. Se surgir algum imprevisto com a bike, confira a localização das Estações Ciclísticas e fique seguro em sua visita!

1 – Bairro Braço Serafim e Braço Paula Ramos, nº 57 – em frente ao Ginásio de Esportes Waldemar Volles;

2 – Bairro Alto Máximo – Estrada Geral Ribeirão Máximo, s/nº – em frente à escola municipal Arlindo B. Zimmermann;

3 – Bairro Ribeirão do Padre – Rua Prof. Celeste Scola, s/nº, às margens da Rod. SC 414 – em frente à escola municipal Celeste Scola;

4 – Bairro Rio do Peixe – R. Faustino Martine, nº 2140 – em frente à Unidade Básica de Saúde Márgio Melchioretto;

5 – Bairro Alto Canoas – R. Pref. Leopoldo Schoepping, nº 3259 – em frente à Unidade Básica de Saúde Rio Canoas;

6 – Rua Dom Bosco – Bairro Dom Bosco s/nº – em anexo à praça com academia ao ar livre;

7 – Praça Braço Cunha – Rua Vereador Crisóstomo Gesser, s/nº – em anexo ao parque infantil e academia ao ar livre.