Governo de Luiz Alves realiza entrega de duas importantes obras

A comunidade luizalvense recebeu no último dia 30, duas importantes obras que beneficiarão centenas de famílias. A primeira entrega foi da obra de reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Verônica Hess, no bairro Vila do Salto.

Antes o CEI possuía capacidade de atendimento para mais ou menos 160 crianças, durante todo o período de funcionamento. Com a ampliação, o local ganhou uma nova sala, que poderá ser ocupada por mais 20 crianças, aumentando sua capacidade de atendimento para cerca de 180 alunos. No momento, devido a pandemia da Covid-19, os espaços não estão sendo utilizados em sua totalidade para garantir o distanciamento social entre as crianças.

“Muitas famílias aguardavam ansiosamente pela reabertura do CEI, visto que sua localização facilita questões de transporte e horários de atendimento. O novo ambiente trouxe mais conforto às crianças e proporciona ao trabalho pedagógico maiores possibilidades de explorar o espaço. Com a ampliação do número de salas, há a possibilidade de ofertar mais vagas. O CEI também ampliou os espaços de cozinha e refeitório, o que garantiu mais organização à rotina” comenta Mara Rainert, coordenadora do CEI Verônica Hess.

O espaço do CEI passou de 435,20m² para 574,72m², ou seja, a obra de reforma e ampliação contou com aproximadamente 140m² de área nova construída! Além disso, diversas outras melhorias foram realizadas como, por exemplo, a construção de novos sanitários, refeitório, cozinha e depósitos, transformação do ambiente antigo em novas salas de aula (berçário) e pintura total. Também foram feitas trocas de todas as aberturas, portas e janelas, assim como toda substituição de piso. Na parte interna das salas, o piso instalado foi do tipo vinílico, que é térmico e auxilia no conforto de nossas crianças, principalmente em épocas de frio. Praticamente toda parte elétrica também foi refeita e dentro das normas exigidas.

Ao todo foram investidos R$338.059,90 de recursos e agora, com o retorno das crianças do recesso escolar, nossos alunos encontraram um espaço mais leve, confortável e acessível para suas primeiras experiências no mundo pedagógico.

“É com imensa alegria que entregamos a reforma e ampliação do CEI Verônica Hess. Uma obra de grande importância para a comunidade, ofertando salas amplas e bem ventiladas, um espaço acolhedor onde nossas crianças serão muito bem recebidas. A educação infantil é a base que toda criança deve ter para o seu desenvolvimento integral. Quando se tem um ambiente desse, todo aprendizado se torna mais significativo”, finaliza a Secretária de Educação Daniela Wust Schmitz Lourenço.

Pavimentação Colaborativa

Também na sexta-feira, 30 de julho, o Governo Municipal realizou a entrega da pavimentação de cinco (05) ruas no bairro Dom Bosco. A pavimentação foi realizada através do Programa de Pavimentação Colaborativa, instituído pela Secretaria de Obras e Planejamento de Luiz Alves, que funciona por meio de uma parceria entre o Poder Público e a sociedade. A Prefeitura executa a pavimentação e em contrapartida, os moradores executam as calçadas padronizadas e acessíveis.

Nas obras realizadas nas ruas Letivina Veber, Rua Hilda Apolônia Weber, Rua Adilson Veber, Rua José Egídio Weber e rua inominada com acesso pela Rua José Egídio Weber, a Prefeitura executou toda parte de drenagem, bocas de lobo, base de pista, meio fio externo e a própria pavimentação.

O Programa contou com 100% de adesão dos moradores das vias e para os 489 metros de pavimentação de todas as ruas serem executadas, o total de R$210.013,72 foram investidos, garantindo mais conforto e qualidade de vida às famílias que antes sofriam com a poeira e a lama. Além disso, a pavimentação contribui também com a valorização dos imóveis.

“Além de toda parte técnica e executiva desta obra, meu sentimento de dever cumprido vai além. Eu cresci vendo todo desenvolvimento dessas ruas, desde que nem ruas elas eram consideradas. Brinquei com meus vizinhos, passei momentos inesquecíveis por aqui e agora, como Secretário de Obras e Planejamento, me sinto honrado em poder fazer melhorias nestas vias e proporcionar o conforto tão esperado por todas as famílias que moram aqui. Nosso trabalho é sério, comprometido e nosso maior objetivo é levar condições confortáveis para toda população luizalvense”, finaliza o Secretário de Obras e Planejamento Rubens Júnior.