Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social promove campanha para conscientização e mobilização sobre violência e exploração sexual infanto-juvenil

O Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e Conselho Tutelar, realizou durante cinco dias a campanha “Não Guarde Este Segredo” nas escolas municipais e estaduais de Luiz Alves.

Aproveitando a data de celebração do Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil, em 24 de setembro, as equipes se juntaram para mobilizar a sociedade para o combate ao abuso e violência sexual, a fim de despertar a atenção das pessoas a respeito da violência e exploração sexual cometida contra crianças e adolescentes.

As ações foram voltadas para as crianças nas escolas, através de materiais sobre a temática de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e orientações aos profissionais em uma perspectiva do autocuidado das crianças e da necessidade do vínculo de confiança destas com seus responsáveis, para que nenhum abuso ou violência fique guardado como um segredo.

O material utilizado na campanha foi adquirido pelo Fundo da Infância e Adolescência – FIA do Município de Luiz Alves e todas as ações aconteceram pelas articulações entre as Políticas Públicas Municipais de Assistência Social e Educação, bem como Conselho Tutelar.

“Realizar essa campanha de prevenção e orientação é fundamental! Através delas levamos o conhecimento para as crianças e adolescentes, que irão multiplicar as informações com a família. Além disso, houve uma grande mobilização da rede e participação dos professores, que serão muitas vezes os que vão conseguir identificar, através desse contato inicial com as crianças, algum comportamento ou sinal, e até mesmo a aproximação com esta criança, para que tenha confiança em sinalizar qualquer suspeita”, finaliza Amábile Schmitt, Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.