Terno de Reis para alunos especiais

Na última quinta-feira, 10 de dezembro, os alunos da Escola de Atendimento Municipal à Educação Especial – EAMEE e do Programa Paradesporto receberam uma visita muito especial.

Uma equipe de profissionais das secretarias e Prefeitura Municipal se voluntariaram para levar mais alegria e esperança aos alunos especiais que estão a tanto tempo afastados de seus professores e colegas devido a pandemia do novo Coronavírus.

Durante este ano diferente, onde todos enfrentamos a pandemia do novo Coronavírus, encontrar formas de transmitir mais leveza, alegria e pureza às crianças e adultos da EAMEE e Programa Paradesporto tem sido um desafio, mas a sensação que o Natal nos proporciona, também nos motiva cada dia mais.

Durante toda a quinta-feira, a equipe visitou as famílias, seguindo todas as medidas de segurança, levando o espírito do Natal, através das músicas tradicionais da época mais mágica do ano e a tão esperada visita do Papai Noel. As professoras da EAMEE promoveram dias antes a campanha “Seja um Noel: Adote um aluno especial e deixe seu Natal ainda mais feliz” para arrecadar presentes. Os pedidos dos alunos foram encaminhados através de vídeos aos voluntários, transmitindo amor e simplicidade.

“Fiquei muito feliz em ver que existem pessoas especiais e dedicadas na vida do meu irmão André, ele ficou muito feliz e emocionado com a presença do Papai Noel. Com esses tempos difíceis que estamos passando, é bom pensar que existem pessoas gentis e amáveis que tiram um dia dos seus afazeres para proporcionar momentos de muita alegria para essas crianças e adultos especiais. Só tenho a agradecer por todos que participaram dessa ação natalina” comenta Marcia Simone Boehringer Gorges, irmã e responsável por um dos alunos visitados.

A ação estava sendo organizada a alguns dias e cada membro da equipe se dedicou ao máximo para que tudo ocorresse da melhor forma, dentro das normas sanitárias e lembrando de cada detalhe para que o dia se tornasse memorável a todos os participantes.

“Em um ano atípico, ímpar e desafiador, nós professores, alunos e familiares tivemos que nos adaptar ao “novo normal”. Mudar planos, aprender a lidar muito mais com a tecnologia, enfim, nos reinventar. Durante todo o ano, a expectativa da “volta às aulas”, do olho no olho, dos abraços e das presenças tão importantes para a Educação Especial, foram sendo adiadas até o final do ano letivo. E como finalizar algo que para nós professores parece que ficou pendente? Queríamos algo para agradecer toda a dedicação, empenho e apoio dos pais/responsáveis durante este período e esta ação mostrou-nos que o simples pode ser muito. Que não precisamos de muita coisa para tornar o dia de alguém inesquecível. Uma experiência digna de agradecimento e reconhecimento, que transbordou emoção e lições para a vida”, comenta Fabiana Rosa, coordenadora da EAMEE em Luiz Alves.

“Os alunos adultos da Educação Especial, que também são alunos do Paradesporto sentiram muito os reflexos da pandemia devido ao isolamento. Esse Terno de Reis foi uma força tarefa de várias pessoas e teve como objetivo levar alegria neste período. A inclusão é prioridade desta gestão. Saímos de casa para levar o bem aos alunos e suas famílias e voltamos para casa transformados pela energia boa com que nos receberam. Agradecemos a recepção calorosa em todas as casas, cada olhar e sorriso através das máscaras e a todos que participaram da construção e idealização deste projeto”, finaliza Henrique Lemke, Secretário Municipal de Esportes e Cultura.