Município de Luiz Alves inicia nova etapa de vacinação contra a Covid-19

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Luiz Alves iniciaram uma nova etapa de vacinação em combate ao Coronavírus.

Os idosos que estão sendo contemplados no momento são da faixa etária de 80 a 84 anos, correspondendo à 6ª etapa de vacinação de acordo com a estratégia vacinal que os Municípios da região da AMFRI estão seguindo.

Até o momento mais de 425 doses de vacinas já foram aplicadas na população luizalvense, considerando trabalhadores da saúde e idosos, que fazem parte do grupo prioritário. As vacinas aplicadas se dividem entre a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan e a AstraZeneca, produzida pela Oxford.

O trabalho de imunização está sendo feito pelas enfermeiras e equipe das Unidades Básicas de Saúde de cada localidade. Alguns poucos idosos estão se dirigindo até outras UBS para receber a vacina, pois a Secretaria montou um esquema de logística para que nenhuma dose seja perdida durante a campanha de vacinação, tendo em vista que um frasco possui 10 doses e o prazo de validade é limitado.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Juliana Rodrigues de Brito Wust, “a vacinação tem sido um sucesso até o momento em Luiz Alves! O número de pessoas rejeitando a vacina é mínimo e os profissionais tem tido grande êxito na sensibilização da importância da vacinação. Venho desta forma reforçar a importância da vacinação, ela é segura, sendo que o reflexo será sentido a médio/longo prazo no número de internações e mortes principalmente. O vírus continuará circulando, mas o impacto que queremos causar com a vacina é justamente evitar o que estamos passando neste momento com UTIs e hospitais a beira de um colapso”.