ANA – Avaliaçao Nacional da Alfabetização (RESULTADOS)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Marcos Legais da Educação Nacional Volume 1
Marcos Legais da Educação Nacional Volume 2
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
Esse arquivo reúne, em um volume, todas as Diretrizes Curriculares referentes às etapas da Educação Básica bem como aquelas relativas às modalidades e às diversidades.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
O atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado com a Educação.
Plano Nacional de Educação
- Planejando a próxima década. Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Presidência da República. Ministério da Educação. Secretaria de articulação com os sistemas de ensino.
- PNE (Lei 13.005 /14)
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa
Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio
- Por uma política curricular para a educação básica: contribuição ao debate da base nacional comum a partir do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento.
- Cadernos de Formação do Professor
Programa Currículo em Movimento
O programa Currículo em Movimento, desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica do MEC nos anos de 2009 e 2010, teve como objetivo principal a busca da melhoria da qualidade da educação básica por meio do desenvolvimento do currículo da educação infantil, do ensino fundamental e ensino médio.
- Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais
- Relatório de Análise de Propostas Curriculares de Ensino Fundamental e Ensino Médio
- Relatórios do Projeto de Cooperação Técnica MEC e UFRGS para a construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil
Indagações sobre o currículo
Conjunto de cadernos da Secretaria de Educação Básica – SEB, deste Ministério da Educação – produzidos em 2007 com o objetivo principal deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração.
- I – Currículo e Desenvolvimento Humano
- II – Educandos e Educadores: seus Direitos no Currículo
- III – Currículo Conhecimento e Cultura
- IV – Diversidade e Currículo
- V – Currículo e Avaliação
Educação Especial
Nota técnica conjunta nº 02 – 2015 MEC/SECADI/DPEE-SEB/DICEL
Cartilha BPC na Escola – 2012: Orientações às Famílias
Manual Grafia Química Braille para uso no Brasil
Soroban – Manual de técnicas operatórias para pessoas com deficiência visual
Documentário da Educação Especial
Documentário da Educação Especial – com Libras – I Parte
Documentário da Educação Especial – com Libras – II Parte
Documentário da Educação Especial – com Audiodescrição – I Parte
Documentário da Educação Especial – com Audiodescrição – II Parte
Marcos Políticos Legais da Educação Especial – Arquivo ZIP
Coleção “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar“
Atendimento Educacional Especializado*
AEE – Orientações Gerais e Educação a Distância
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Revista Inclusão Nº 5 – txt / pdf
Revista Inclusão Nº 6 – txt / pdf
Ensaios Pedagógicos – Programa Educação Inclusiva (2006)
Ensaios Pedagógicos – Construindo Escolas Inclusivas
Experiências Educacionais Inclusivas – Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade
Série Educação Inclusiva – Referências para Construção dos Sistemas Educacionais Inclusivos
Documento Subsidiário à Política de Inclusão
Direito à Educação – Subsídios para a Gestão dos Sistemas Educacionais
Educar na Diversidade: Material de Formação Docente – 2006
Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Mental
Orientação e Mobilidade – Conhecimentos básicos para a inclusão da pessoa com deficiência visual
A construção do conceito de número e o pré-soroban
Grafia Braille para a Língua Portuguesa
Normas Técnicas para a produção de textos em braille
Grafia Braille para Informática
Estenografia Braille para a língua portuguesa
Manual Internacional de Musicografia Braille
Ensino de Língua Portuguesa para Surdos – Caminhos para a prática pedagógica
Ideias para ensinar português para alunos surdos
O Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa
A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação
Parâmetros curriculares Nacionais
- PCN Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
- Volume 01 – Introdução aos PCN
- Volume 02 – Língua Portuguesa
- Volume 03 – Matemática
- Volume 04 – Ciências Naturais
- Volume 05.1 – História e Geografia
- Volume 05.2 – História e Geografia
- Volume 06 – Arte
- Volume 07 – Educação Física
- Volume 08.1 – Temas Transversais – Apresentação
- Volume 08.2 – Temas Transversais – Ética
- Volume 09.1 – Meio Ambiente
- Volume 09.2 – Saúde
- Volume 10.1 – Pluralidade Cultural
- volume 10.2 – Orientação Sexual
- PCN Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
- Volume 01 – Introdução aos PCNs
- Volume 02 – Língua Portuguesa
- Volume 03 – Matemática
- Volume 04 – Ciências Naturais
- Volume 05 – Geografia
- Volume 06 – História
- Volume 07 – Arte
- Volume 08 – Educação Física
- Volume 09 – Língua Estrangeira
- Volume 10.1 – Temas Transversais – Apresentação
- Volume 10.2 – Temas Transversais – Pluralidade Cultural
- Volume 10.4 – Temas Transversais – Saúde
- Volume 10.5 – Temas Transversais – Orientação Sexual
- PCN e PCN + Ensino Médio
- PCN e PCN + Ensino Médio
- Bases legais (PCN)
- Linguagens, códigos e suas tecnologias (PCN)
- Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (PCN)
- Ciências Humanas e suas tecnologias (PCN)
- Ciências Humanas e suas tecnologias (PCN+)
- Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (PCN+)
- Linguagens, códigos e suas tecnologias (PCN+)
Base Nacional Comum Curricular – BNCC
PUBLICAÇÕES MEC
Secretaria de Educação Básica
Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação
Fortalecimento dos Conselhos Escolares – publicações para formação de conselheiros escolares
A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos – A publicação “A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos” destina-se às turmas de crianças de seis, sete e oito anos (ciclo da infância) e pretende subsidiar o trabalho docente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades e capacidades relacionadas à leitura e à escrita.
Brinquedos e Brincadeiras – Trata-se de um documento técnico com a finalidade de orientar professoras, educadoras e gestores na seleção, organização e uso de brinquedos, materiais e brincadeiras para creches, apontando formas de organizar espaço, tipos de atividades, conteúdos, diversidade de materiais que no conjunto constroem valores para uma educação infantil de qualidade.
Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial – Este material resulta de intervenções em situações reais, na quais todos os sujeitos envolvidos, equipe gestora, professores e especialistas puderam refletir, cada qual em seu campo de atuação, sobre como as práticas pedagógicas na Educação Infantil podem promover a igualdade racial.
Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais – Este livro, desenvolvido no âmbito do Projeto Formação da Rede em Prol da Igualdade Racial, em parceria com UFSCar e COEDI/SEB/MEC, afigura-se como ferramenta potencialmente útil para o trabalho de elaboração de conteúdos de práticas pedagógicas promotoras da igualdade na educação infantil.
Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças – Este documento compõe-se de duas partes. A primeira contém critérios relativos à organização e ao funcionamento interno das creches, que dizem respeito principalmente as práticas concretas adotadas no trabalho direto com as crianças. A segunda explicita critérios relativos à definição de diretrizes e normas políticas, programas e sistemas de financiamento de creches, tanto governamentais como não governamentais.
Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil contém referências de qualidade para a Educação Infantil a serem utilizadas pelos sistemas educacionais, que promovam a igualdade de oportunidades educacionais e levem em conta diferenças, diversidades e desigualdades do nosso imenso território e das muitas culturas nele existentes. [Volume 1] [Volume 2]
A Revista Criança está em circulação há 25 anos. Editada, publicada e distribuída pela Coordenação Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do MEC, caracteriza-se como um instrumento de disseminação da política nacional de educação infantil e de formação do professor. Representa uma importante fonte de informação e de formação de profissionais que atuam na área. Nº 38 |Nº 39 | Nº 40 | Nº 41 | Nº 42 | Nº43 | Nº 44 | Nº 45 | Nº 46
FAQ
Dúvidas mais frequentes em relação à educação infantil
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
- Coleção História Geral da África
- Volume 01: Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea
- Volume 02: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03
- Volume 03: Construção Coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos
- volume 04: Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas
- volume 05: Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas
- volume 06: História da Educação do Negro e Outras Histórias
- volume 07: Educação como Exercício de Diversidade
- volume 08: Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias
- volume 09: Dimensões da Inclusão no Ensino Médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola
- volume 10: Olhares Feministas
- volume 11: Trajetória e Políticas para o Ensino das Artes no Brasil: anais da XV CONFAEB
- volume 12: Série Vias dos Saberes nº1: O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje
- volume 13: Série Vias dos Saberes nº2: A Presença Indígena na Formação do Brasil
- volume 14: Série Vias dos Saberes nº3: Povos Indígenas a Lei dos “Brancos”: o direito à diferença
- volume 15: Série Vias dos Saberes nº4: Manual de Lingüística: subsídios para a formação de professores indígenas na área de linguagem
- volume 16: Juventude e Contemporaneidade
- volume 17: Católicos Radicais no Brasil
- volume 18: Série Avaliação nº1: Brasil Alfabetizado: caminhos da avaliação
- volume 19: Série Avaliação nº2: Brasil Alfabetizado: a experiência de campo de 2004
- volume 20: Série Avaliação nº3: Brasil Alfabetizado: marco referencial para avaliação cognitiva
- volume 21: Série Avaliação nº4: Brasil Alfabetizado: como entrevistamos em 2006
- volume 22: Série Avaliação nº5: Brasil Alfabetizado: experiências de avaliação dos parceiros
- volume 23: Série Avaliação nº6: O que Fazem as Escolas que Dizem que Fazem Educação Ambiental?
- volume 24: Série Avaliação nº7: Diversidade na Educação: experiências de formação continuada de professores
- volume 25: Série Avaliação nº8: Diversidade na Educação: Como indicar as diferenças?
- volume 26: Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental
- volume 27: Juventudes: outros olhares sobre a diversidade
- volume 28: Educação na Diversidade: experiências e desafios na educação intercultural bilíngüe
- volume 29: O Programa Diversidade na Universidade e a Construção de uma Política Educacional Anti-racista
- volume 30: Acesso e Permanência da População Negra no Ensino Superior
- volume 31: Escola que Protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes
Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação
01. Disciplinas Introdutórias
Caderno A: Orientações Gerais 60h
Caderno B: Fundamentos e Práticas de Educação a Distância 30h
Caderno C: Orientações para a Prática Profissional Supervisionada 30h
02. Disciplinas de Formação Pedagógica 01- 06
Caderno 01: Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores 60h
Caderno 02: Educadores e Educandos: tempos históricos 60h
Caderno 03:Homem, Pensamento e Cultura: abordagem filosófica e antropológica 60h
Caderno 04: Relações Interpessoais: abordagem psicológica 60h
Caderno 05: Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação 60h
Caderno 06: Gestão em Educação Escolar 60h
03. Disciplinas de Formação Técnicas Comuns às quatro Habilitações
Caderno 07: Informática Básica 60h
Caderno 08: Produção Textual na Educação Escolar 60h
Caderno 09: Direito Administrativo e do Trabalho 60h
04. Disciplinas de Formação Técnica em Alimentação Escolar 10-16
Caderno 10: Alimentação e Nutrição no Brasil 60h
Caderno 11: Alimentação Saudável e Sustentável 60h
Caderno 12: Políticas de Alimentação Escolar 60h
Caderno 13: Produção e Industrialização de Alimentos 60h
Caderno 14: Educação Alimentar e Nutricional na escola 60h
Caderno 15: Organização e Operação de Cozinhas Escolares 60h
Caderno 16: Planejamento e Preparo de Refeições Saudáveis na Alimentação Escolar 60h
05. Disciplinas de Formação Técnica em Infraestrutura Escolar 10-16
Caderno 10: Teorias do espaço Educativo 60h
Caderno 11: Meio Ambiente, Sociedade, Higiene e Educação 60h
Caderno 12: Técnicas de Construção 60h
Caderno 13: Equipamentos Hidráulicos e Sanitários 60h
Caderno 14: Laboratórios 60h
Caderno 15: Equipamentos e Materiais Didáticos 60h
Caderno 16: Segurança na Sociedade e nas Escolas 60h
06. Disciplinas de Formação Técnica em Multimeios Didáticos 10-16
Caderno 10: Teorias da Comunicação 60h
Caderno 11: Audiovisuais: Arte, Técnica e Linguagem 60h
Caderno 12: Biblioteca Escolar 60h
Caderno 13: Oficinas Culturais 60h
Caderno 14: Laboratórios 60h
Caderno 15: Informática Aplicada à Educação 60h
Caderno 16: Informática Aplicada às Artes 60h
07. Disciplinas de Formação Técnica em Secretaria Escolar 10-16
Caderno 10: Trabalho Escolar e Teorias Administrativas 60h
Caderno 11: Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola 60h
Caderno 12: Legislação Escolar 60h
Caderno 13: Técnicas de Redação e Arquivo 60h
Caderno 14: Contabilidade na Escola 60h
Caderno15: Administração de Materiais 60h
Caderno 16: Estatística Aplicada à Educação 60h