Biblioteca Virtual

ANA – Avaliaçao Nacional da Alfabetização (RESULTADOS) 

Constituição Federal de 1988

 

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

 

 Marcos Legais da Educação Nacional Volume 1

 Marcos Legais da Educação Nacional Volume 2

 

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica

Esse arquivo reúne, em um volume, todas as Diretrizes Curriculares referentes às etapas da Educação Básica bem como aquelas relativas às modalidades e às diversidades.

 

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil 

O atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado com a Educação.

 

Plano Nacional de Educação

 

CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação

 

Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa

 

Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio

 

Programa Currículo em Movimento

O programa Currículo em Movimento, desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica do MEC nos anos de 2009 e 2010, teve como objetivo principal a busca da melhoria da qualidade da educação básica por meio do desenvolvimento do currículo da educação infantil, do ensino fundamental e ensino médio.

 

Indagações sobre o currículo

Conjunto de cadernos da Secretaria de Educação Básica – SEB, deste Ministério da Educação – produzidos em 2007 com o objetivo principal deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração.

 

Educação Especial

 Nota técnica conjunta nº 02 – 2015 MEC/SECADI/DPEE-SEB/DICEL

Cartilha BPC na Escola – 2012: Orientações às Famílias

Manual Grafia Química Braille para uso no Brasil

Soroban – Manual de técnicas operatórias para pessoas com deficiência visual

Documentário da Educação Especial

Documentário da Educação Especial – com Libras – I Parte

Documentário da Educação Especial – com Libras – II Parte

Documentário da Educação Especial – com Audiodescrição – I Parte

Documentário da Educação Especial – com Audiodescrição – II Parte

Marcos Políticos Legais da Educação Especial – Arquivo ZIP

Coleção “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar

Fascículo 1

Fascículo 2

Fascículo 3

Fascículo 4

Fascículo 5

Fascículo 6

Fascículo 7

Fascículo 8

Fascículo 9

Fascículo 10

Atendimento Educacional Especializado*

AEE – Pessoa com Surdez

AEE – Deficiência Física

AEE – Deficiência Mental

AEE – Deficiência Visual

AEE – Orientações Gerais e Educação a Distância

 

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Revista Inclusão Nº 1

Revista Inclusão Nº 2

Revista Inclusão Nº 3

Revista Inclusão Nº 4

Revista Inclusão Nº 5 – txt / pdf

Revista Inclusão Nº 6 – txt / pdf

Revista Inclusão Nº 7

Revista Inclusão Nº 8

Revista Inclusão Nº 9

Ensaios Pedagógicos – Programa Educação Inclusiva (2006)

Ensaios Pedagógicos – Construindo Escolas Inclusivas

Experiências Educacionais Inclusivas – Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade

Série Educação Inclusiva – Referências para Construção dos Sistemas Educacionais Inclusivos

Documento Subsidiário à Política de Inclusão

Direito à Educação – Subsídios para a Gestão dos Sistemas Educacionais

Educar na Diversidade: Material de Formação Docente – 2006

Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Mental

Brincar para Todos

Orientação e Mobilidade – Conhecimentos básicos para a inclusão da pessoa com deficiência visual

A construção do conceito de número e o pré-soroban

Grafia Braille para a Língua Portuguesa

Normas Técnicas para a produção de textos em braille

Grafia Braille para Informática

Estenografia Braille para a língua portuguesa

Manual Internacional de Musicografia Braille

Ensino de Língua Portuguesa para Surdos – Caminhos para a prática pedagógica

Ideias para ensinar português para alunos surdos

O Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa

A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação

Portal de Ajudas Técnicas

Manual de Acessibilidade

 

Parâmetros curriculares Nacionais

 

Base Nacional Comum Curricular – BNCC

 

PUBLICAÇÕES MEC

Secretaria de Educação Básica

Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação

Fortalecimento dos Conselhos Escolares – publicações para formação de conselheiros escolares

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos – A publicação “A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos” destina-se às turmas de crianças de seis, sete e oito anos (ciclo da infância) e pretende subsidiar o trabalho docente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades e capacidades relacionadas à leitura e à escrita.

 Brinquedos e Brincadeiras  Trata-se de um documento técnico com a finalidade de orientar professoras, educadoras e gestores na seleção, organização e uso de brinquedos, materiais e brincadeiras para creches, apontando formas de organizar espaço, tipos de atividades, conteúdos, diversidade de materiais que no conjunto constroem valores para uma educação infantil de qualidade.

Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial – Este material resulta de intervenções em situações reais, na quais todos os sujeitos envolvidos, equipe gestora, professores e especialistas puderam refletir, cada qual em seu campo de atuação, sobre como as práticas pedagógicas na Educação Infantil podem promover a igualdade racial.

Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais – Este livro, desenvolvido no âmbito do Projeto Formação da Rede em Prol da Igualdade Racial, em parceria com UFSCar e COEDI/SEB/MEC, afigura-se como ferramenta potencialmente útil para o trabalho de elaboração de conteúdos de práticas pedagógicas promotoras da igualdade na educação infantil. 

Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças – Este documento compõe-se de duas partes. A primeira contém critérios relativos à organização e ao funcionamento interno das creches, que dizem respeito principalmente as práticas concretas adotadas no trabalho direto com as crianças. A segunda explicita critérios relativos à definição de diretrizes e normas políticas, programas e sistemas de financiamento de creches, tanto governamentais como não governamentais.

Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil contém referências de qualidade para a Educação Infantil a serem utilizadas pelos sistemas educacionais, que promovam a igualdade de oportunidades educacionais e levem em conta diferenças, diversidades e desigualdades do nosso imenso território e das muitas culturas nele existentes. [Volume 1] [Volume 2]

A Revista Criança está em circulação há 25 anos. Editada, publicada e distribuída pela Coordenação Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do MEC, caracteriza-se como um instrumento de disseminação da política nacional de educação infantil e de formação do professor. Representa uma importante fonte de informação e de formação de profissionais que atuam na área. Nº 38 |Nº 39 | Nº 40 | Nº 41 | Nº 42 | Nº43 | Nº 44 | Nº 45 | Nº 46

 

FAQ 

Dúvidas mais frequentes em relação à educação infantil

 

 

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

 

 

Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação

01. Disciplinas Introdutórias

Caderno A: Orientações Gerais 60h
Caderno B: Fundamentos e Práticas de Educação a Distância 30h
Caderno C: Orientações para a Prática Profissional Supervisionada 30h

02. Disciplinas de Formação Pedagógica 01- 06

Caderno 01: Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores 60h
Caderno 02: Educadores e Educandos: tempos históricos 60h
Caderno 03:Homem, Pensamento e Cultura: abordagem filosófica e antropológica 60h
Caderno 04: Relações Interpessoais: abordagem psicológica 60h
Caderno 05: Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação 60h
Caderno 06: Gestão em Educação Escolar 60h

03. Disciplinas de Formação Técnicas Comuns às quatro Habilitações

Caderno 07: Informática Básica 60h
Caderno 08: Produção Textual na Educação Escolar 60h
Caderno 09: Direito Administrativo e do Trabalho 60h

04. Disciplinas de Formação Técnica em Alimentação Escolar 10-16

Caderno 10: Alimentação e Nutrição no Brasil 60h
Caderno 11: Alimentação Saudável e Sustentável 60h
Caderno 12: Políticas de Alimentação Escolar 60h
Caderno 13: Produção e Industrialização de Alimentos 60h
Caderno 14: Educação Alimentar e Nutricional na escola 60h
Caderno 15: Organização e Operação de Cozinhas Escolares 60h
Caderno 16: Planejamento e Preparo de Refeições Saudáveis na Alimentação Escolar 60h

05. Disciplinas de Formação Técnica em Infraestrutura Escolar 10-16

Caderno 10: Teorias do espaço Educativo 60h
Caderno 11: Meio Ambiente, Sociedade, Higiene e Educação 60h
Caderno 12: Técnicas de Construção 60h
Caderno 13: Equipamentos Hidráulicos e Sanitários 60h
Caderno 14: Laboratórios 60h
Caderno 15: Equipamentos e Materiais Didáticos 60h
Caderno 16: Segurança na Sociedade e nas Escolas 60h

06. Disciplinas de Formação Técnica em Multimeios Didáticos 10-16

Caderno 10: Teorias da Comunicação 60h
Caderno 11: Audiovisuais: Arte, Técnica e Linguagem 60h
Caderno 12: Biblioteca Escolar 60h
Caderno 13: Oficinas Culturais 60h
Caderno 14: Laboratórios 60h
Caderno 15: Informática Aplicada à Educação 60h
Caderno 16: Informática Aplicada às Artes 60h

07. Disciplinas de Formação Técnica em Secretaria Escolar 10-16

Caderno 10: Trabalho Escolar e Teorias Administrativas 60h
Caderno 11: Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola 60h
Caderno 12: Legislação Escolar 60h
Caderno 13: Técnicas de Redação e Arquivo 60h
Caderno 14: Contabilidade na Escola 60h
Caderno15: Administração de Materiais 60h
Caderno 16: Estatística Aplicada à Educação 60h