Sessão solene da Câmara concede título de Cidadão Luisalvense

Na noite de ontem, dia 22/11, a Câmara de Vereadores concedeu o título de Cidadão Luisalvense ao Sr. Luca Giuseppe Luchetta, engenheiro, ex-prefeito de Vallada Agordina (cidade do Norte da Itália de onde imigraram famílias para a Colônia Luiz Alves) e presidente da Comunidade Montanara, entidade que reúne 15 municípios da região de Belluno.
Luca veio acompanhado, entre outras pessoas, pelo renomado geólogo Prof. Vittorio Fenti. Também fizeram parte da comitiva a Profª Drª Ira Tancon, natural de Luís Alves, professora da UNERJ, representante do Consulado Italiano e membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – e o Sr. Aclino Feder, da Associação Bellunese de Guaramirim.
A homenagem deveria ter sido feita em 2008, mas não foi possível devido à catástrofe que se abateu sobre nosso município. A autora da proposta foi a então vereadora Aneli de Freitas Wust, que fez a entrega da placa ao homenageado.
Luca tem sido uma pessoa importante no reatamento das relações entre os descendentes de imigrantes italianos que residem na Itália e os residentes na antiga Colônia Luiz Alves, atualmente municípios de Luís Alves e Massaranduba, e famílias das cidades vizinhas de Jaraguá do Sul e Guaramirim, entre outras. Esta retomada de comunicação rompida foi iniciada pela Profª Iria Tancon e está registrada no seu livro "Uma História em Retratos – Elos Rompidos, Elos Reatados", em co-autoria com o Pe. Antônio Francisco Bohn.