Luiz Alves institui mudança na coleta de lixo e incentiva população a reciclar

Desde o dia 16 de agosto, o Município de Luiz Alves colocou em prática uma campanha que já vinha sendo divulgada nas redes sociais da Prefeitura, sobre uma mudança na coleta de lixo. O Município agora não recolherá mais sacos de lixo que contarem com materiais recicláveis misturados com rejeitos.

A ação desenvolvida em parceria entre as Secretarias de Obras e Planejamento e Agricultura e Meio Ambiente, visa fomentar o hábito de separação do lixo, tendo em vista que o serviço de coleta seletiva acontece desde agosto de 2019, porém ainda não contava com grande adesão da população.

O Município ainda não conta com 100% dos bairros atendidos pela Coleta Seletiva, por isso, a mudança está acontecendo somente nos bairros que já contam com o serviço prestado. As secretarias responsáveis estão avaliando a ampliação da rota no futuro, pois no momento, a empresa responsável já percorre a distância máxima permitida, firmada em contrato de licitação. Os sacos que não estão sendo recolhidos por conterem materiais misturados estão sendo adesivados. Neste adesivo, constam todas as orientações que o morador deve adotar a partir daquele momento, para separar e destinar seus resíduos corretamente, cada um no dia respectivo de sua coleta.

Medida visa incentivar preservação ambiental e economia para o Município

Até o momento Luiz Alves já deixou de enviar 307 toneladas de resíduos para o aterro sanitário e todo este montante foi destinado corretamente para a coleta seletiva, para que possa ser reaproveitado, diminuindo o gasto de recursos naturais e auxiliando o meio ambiente. Esse quantitativo seria considerável se não tivesse enviado, neste mesmo período, 3.800 toneladas de lixo para o aterro sanitário. Luiz Alves paga ao aterro por tonelada enviada e a campanha de conscientização para a reciclagem visa, além de diminuir estes custos, preservar o meio ambiente que vem sofrendo com a poluição nos últimos anos.

As escolas e centros de educação infantil municipais de Luiz Alves trabalham desde cedo a educação ambiental com as crianças e jovens e todas as atividades propostas são de suma importância, pois as crianças acabam levando toda essa informação para casa, conscientizando também os pais que passam a reciclar.