Programa Castrar é Cuidar tem início no Município de Luiz Alves!

Na manhã de 18 de fevereiro iniciou o programa de castração gratuito executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, por meio da Lei N.º 1.792/2019.

No primeiro dia da ação, sete cachorrinhas lindas foram beneficiadas com a cirurgia realizada pela empresa vencedora da licitação, Clínica Veterinária La Vida Pet. No segundo dia, sete gatinhas passaram pelo procedimento.

O programa Castrar é Cuidar vem para auxiliar no controle populacional de cães e gatos, tendo em vista que a prioridade são fêmeas abandonadas em situação de rua ou resgatadas. Cada animal castrado receberá uma carteirinha de comprovação do procedimento, que também contará com outras informações importantes relacionadas ao pet.

Além de promover o controle populacional de cães e gatos, o programa Castrar é Cuidar tem a finalidade de garantir a segurança e o bem estar animal, a saúde pública, o equilíbrio ambiental, estimular a posse responsável por meio de ações de educação ambiental e sanitária, incentivar a adoção de animais, evitar a proliferação de doenças entre os animais, conter a população de animais abandonados, entre outras.

O procedimento de esterilização dos animais é realizado, gratuitamente e, prioritariamente, na ordem a seguir relacionada:

I – nos animais de rua, resgatados e abrigados por pessoas físicas, jurídicas ou instituições;

II – nos animais comunitários;

III – nos tutelados por entidades sem fins lucrativos atuantes no Município de Luiz Alves;

IV – nos animais pertencentes aos munícipes em situação de vulnerabilidade social, devidamente inscritos no Cadastro Único – CadÚnico junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

O Município poderá, ainda, subsidiar o montante de até 50% (cinquenta por cento) do valor da esterilização de seus animais aos munícipes com renda familiar de até 03 (três) salários mínimos, devidamente comprovados.

Para saber mais sobre a ação basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA pelo telefone 3377-8640.