Ouvidoria SUS

CANAL DE COMUNICAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SUS COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE LUIZ ALVES.
Horário de atendimento: 24 horas por dia, somente via preenchimento do formulário abaixo.

IDENTIFICAÇÃO PARA REGISTRO DE MANIFESTAÇÕES: 
Para que a manifestação seja acolhida, é necessário informar corretamente os dados indicados no Formulário (nome e endereço completo, telefone, e-mail, município e UF). 
Procure fornecer o maior número possível de informações, relatando adequadamente os serviços e profissionais de saúde envolvidos, os procedimentos ou medicamentos pertinentes à manifestação, além de outros dados que julgar necessário. 

É POSSÍVEL REALIZAR AS SEGUINTES MANIFESTAÇÕES: 
Denúncia: Quando se quer indicar irregularidade ou indício de irregularidade na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de saúde. Ex: cobrança de procedimento, negligência médica. 
Reclamação: Quando se quer relatar insatisfação em relação às ações e aos serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento. Ex: demora no atendimento, excesso de fila, falta de medicamentos. 
Solicitação: Quando se requer acesso a atendimento ou ações e/ou serviços de saúde. Ex: necessidade de tratamento médico, medicamento. 
Pergunta: Quando se busca uma instrução, orientação, esclarecimento, ou ensinamento relacionado à saúde. Ex: informações sobre doenças, programas, campanhas. 
Elogio: Quando se quer demonstrar satisfação ou agradecer por um serviço prestado pelo SUS. Ex: bom atendimento. 
Sugestão: Quando se quer propor ação considerada útil à melhoria do SUS. Ex: melhoria no serviço de saúde, programas e ações de saúde. 

A MANIFESTAÇÃO PODERÁ SER: 
Aceita: Neste caso, você receberá a confirmação do aceite por e-mail, caso tenha um endereço eletrônico cadastrado. 
Não aceita: As manifestações somente serão rejeitadas quando: 
1) Não tratarem de assuntos relacionados à saúde; 
2) Mesmo tratando de assuntos relacionados à saúde: 
– não apresentarem dados suficientes para seu processamento; 
– o conteúdo for manifestado de forma incompreensível para seu processamento.

A justificativa da rejeição de qualquer manifestação será encaminhada por email. 

TERMO DE RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO 
O usuário que registrar uma manifestação é responsável pela veracidade dos dados cadastrais e teor das alegações inseridas no campo mensagem, pois essas informações serão encaminhadas na íntegra para o órgão competente pela resposta.