Professoras participam de formação continuada em educação especial

Professoras da EAMEE (Escola de Atendimento Municipal à Educação Especial) estão participando de uma formação continuada em Atendimento Educacional EspecialIzado na AMFRI, do dia 13/08 a 17/09. Participam as professoras Cinara Elair Rech Ramos, Fabiana Rosa da Silva Tolardo, Fabiele Rosa da Silva, Vanda Graziele Correa Colsani, Janete Grzybowsky da Silva da EAMEE, a professora Tatiana Regina Schmitz Goedert (EM Vendelim Schweitzer)  e a pedagoga coordenadora da Educação Infantil Lucilene Luciani da Silva.

Atualmente, a EAMEE atende a 26 alunos, sendo que 18 destes também estão matriculados nas escolas municipais e estaduais do município, pois estão na faixa etária do ensino regular, de acordo com a educação inclusiva. Segundo dados prévios do Censo Escolar de 2014, nas escolas municipais (sem considerar as escolas estaduais) estão matriculados 36 alunos portadores de necessidades especiais no ensino regular. Representam 2,92% do total (1.233) de alunos matriculados. A estes alunos, a Secretaria Municipal da Educação oferece também um segundo professor em sala de aula.

Leia abaixo mais sobre esta formação (Fonte: AMFRI). Leia também notícia relativa veiculada pela AMFRI, clicando aqui.

A AMFI – Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí e a Gerei (Gerência Regional de Educação) da Secretaria de Estado da Educação, ambas situadas na cidade de Itajaí/SC, constituíram em 2013 um GT para tratar as questões relativas à Educação Especial, no âmbito dessas redes de ensino nos municípios que compõem a Associação: Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Uma das demandas mais urgentes entre os municípios, levantada pelos integrantes do GT, é a necessidade de instituir formação continuada para os professores que atuam no AEE – Atendimento Educacional Especializado na área de deficiência intelectual. O GT então elaborou uma proposta de formação continuada para atender as necessidades evidenciadas nos municípios, especificamente a partir da atuação desses professores, para ser trabalhada em uma carga horária de 60 horas, sendo 50 horas presenciais e 10 horas a distância para exercitar atividades pedagógicas junto as turmas de AEE.

A formação acontecerá na AMFRI, no horário das 08h30min as 11h30min e das 13h30min as 17h00min.

Os principais objetivos da formação continuada serão:

• Qualificar o professor do AEE com sugestões de atividades que contribuam para a elaboração conceitual do educando, além de propor situações vivenciais que possibilitem organizar seu pensamento.
  • Proporcionar ao professor maiores condições para atuar com o educando dentro e fora do ambiente escolar, considerando as suas especificidades.
  • Minimizar as barreiras que dificultam a aprendizagem para autonomia e independência na vida social.

A formação continuada para instrumentalizar os professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado/deficiência intelectual contemplará:

Encontro

CH

Diretrizes AEE

Aula expositiva

Processos de Desenvolvimento e aprendizagem

Aula Expositiva dialogada e dinâmicas

2, 3 e 4

Processos Psicológicos Superiores e Avaliação Pedagógica para AEE

Aula expositiva dialogada, dinâmica e oficina de produção de material

Elaboração conceitual

Aula expositiva dialogada e oficina de produção de material