Comitiva italiana visita o município de Luís Alves

No dia 12 de novembro, visita o município um grupo de italianos provenientes da região de Belluno, Norte da Itália, local de origem de várias famílias luisalvenses. Integram o grupo um prefeito e dois vereadores desta região, além de Luca Luchetta – atual presidente da Comunidade Montanara do Vale do Biois, que recebeu o título de cidadão luisalvense em 2010 (leia a notícia) e do renomado geólogo Vitorio Fenti.

O grupo será recepcionado na Acearia Frederico Missner, onde visitará o local em que os imigrantes desembarcaram e seguiram a pé até o barracão construído para abrigá-los temporariamente, onde atualmente é o centro do município.

Depois de assistir a uma encenação da chegada dos imigrantes, o grupo caminhará até a Capela Santa Paulina, refazendo um trecho do trajeto percorrido pelos imigrantes e revivendo a história. Na capela será encenada uma festa de casamento a moda antiga e, em seguida, servido o almoço, com a participação de autoridades e famílias descendentes dos imigrantes. Após o almoço, o grupo parte para o Bairro Santa Luzia, município de Massaranduba.

Dentre as principais atividades em que o grupo participará está o lançamento da pedra fundamental da "Chiesetta Alpina", uma capela réplica de igreja da região dos Alpes, no alto do Morro Boa Vista, mais conhecido como Morro das Antenas, no município de Jaraguá do Sul.

Também em Massaranduba, participará dos festejos dos cinquenta anos de emancipação política do município.