ESF de Luís Alves é destaque no Informativo Telessaúde

Segue abaixo a reportagem e o relato dos profissionais de ESF da UBS Vila do Salto

Relato de profissionais da UBS Vila do Salto, de Luís Alves, que conquistaram o 1º lugar com essa experiência. A premiação aconteceu durante o VI Encontro Estadual de Saúde da Família e Encontro Regional QualiSUS Redes.
(Telessaúde Informa – Boletim Informativo do Núcleo de Telessaúde – SC, p. 12)

O consumo de drogas vem se expandindo mundialmente e constitui, hoje, uma ameaça à estabilidade das estruturas e valores econômicos, políticos, sociais e culturais das nações. O abuso de drogas entre jovens tem sido uma das questões que mais afligem a sociedade contemporânea (Batista, 2008). Todas as enfermeiras e o coordenador da Atenção Básica do município de Luís Alves participaram, primeiramente, de uma reunião na Secretaria da Educação junto dos diretores das escolas municipais, responsáveis por elas. Discutimos a importância do Programa Saúde na Escola (PSE) no município, da parceria entre saúde e educação e estabelecemos um cronograma anual com todas as atividades que seriam realizadas.
A unidade da Vila do Salto, no dia 25 de março de 2013, realizou uma teleconsultoria off-line, um meio de pesquisa e de apoio às atividades da equipe de ESF. As participações da equipe nas teleconsultorias e webconferências disponibilizadas pelo Telessaúde Santa Catarina foram um suporte na construção do trabalho e um facilitador na hora da execução.

Segundo Batista (2008), atividades de prevenção ao uso de drogas em crianças de menor idade devem ir ao encontro da realidade destas crianças. Atividades como palestras, que usam linguagem técnica, habitualmente não atingem este grupo etário. Por outro lado, atividades lúdicas inseridas no cotidiano escolar destas crianças tem maior probabilidade de sensibilizá-las.

Sendo assim, foi realizado pela equipe de Estratégia Saúde da Família um projeto de Prevenção a Drogas nas escolas, onde o público-alvo foi composto por crianças em idade pré-escolar nas escolas municipais da cidade de Luís Alves. Foi elaborada uma peça de teatro com linguagem simples. O tema "o sonho que a droga levou" conta a história de um grupo de crianças que, como as demais, possuem sonhos, dentre estes, sonhos profissionais. Porém uma dessas crianças se envolve com um homem desconhecido que lhe oferece drogas, vicia-se, e no fim mostra o que a droga faz com a vida dessa pessoa.

A apresentação do teatro foi realizada nos dias 11 e 12 de julho de 2013 nos períodos matutino e vespertino, para alunos de 1º a 3º série de escolas municipais de Luís Alves, sendo elas a Escola Municipal Celeste Scola e Escola Municipal Vendelim Schweitzer. Em cada turno participaram 180 alunos.

Esse trabalho com teatro visou transparecer para as crianças as consequências do uso das drogas. A criança precisa saber do perigo que corre, de uma maneira lúdica e infantil, para que ela possa recusar a droga e também avisar os pais ou seus responsáveis sobre a proposta do traficante. Sabemos que a criança, por sua inocência, é muito vulnerável e facilmente aceita doces e balas, que muitas vezes são utilizados como "iscas" em portas de escolas como forma de seduzir essa criança e depois levá-la ao uso de drogas e até mesmo de outros tipos de violência. Por isso, o nosso trabalho se torna de grande relevância, principalmente para a sociedade, contribuindo para a formação de uma nova geração mais consciente e informada.

Leia o Informativo anexado abaixo.