Sessão solene da Câmara dos Vereadores em comemoração ao dia da imigração italiana e lançamento de livro de Iria Tancon

No dia 28 de novembro, a Câmara de Vereadores fará uma sessão solene em comemoração ao Dia da Imigração Italiana em Luís Alves. Durante a sessão será lida a Lei Municipal nº 1451, de 10/11/2011, que institui este dia, referindo-se ao dia 29 de novembro de 1877, quando chegaram os primeiros imigrantes italianos à Colônia Luiz Alves. (Leia mais). A criação da lei partiu da sugestão de Adilson Mário Signorelli ao vereador Vicente da Costa, que prontamente acolheu a ideia e foi aprovada pela Câmara.

A sessão também contará com o lançamento do livro "Dialeto Veneto-Canalin: Ponte tra Belluno e la Valle di Itajaí", de autoria da Profª Drª Iria Tancon, representante consular do Consulado Italiano para SC e PR e membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Neste livro a autora apresenta sua Tese de Láurea em Dialetologia, pela Faculdade de Língua e Cultura Italiana, Universidade para Estrangeiros de Perúgia, Itália, em que traça um paralelo entre o dialeto Canalin, aquele falado em Canale D'Agordo, e este ainda falado por famílias descendentes, moradoras da região de Luís Alves, Jaraguá do Sul e redondezas. (Leia o arquivo anexo do professor orientador da tese).

Convidamos a comunidade em geral, sobretudo as famílias descendentes dos italianos que fizeram de Luís Alves sua nova moradia a partir de 1877 e aqui constroem a sua história. Convidamos também todas as associações e círculos italianos dos municípios vizinhos para prestigiar o evento. A sessão solene será no auditório da Prefeitura Municipal, no dia 28 de novembro, às 19:30h.