Município de Luiz Alves realiza ato de inauguração de nova ponte!

Nesta sexta-feira, 15 de maio, foi inaugurada uma nova ponte na localidade do bairro Braço Bugre, que irá ajudar muito na escoação da produção agrícola e no tráfego de carros pequenos que transitam pelo local. O ato simbólico contou com a presença do Secretário Estadual de Defesa Civil CEL. RR BM João Batista Cordeiro Junior, do Coordenador Regional 3ºSgt BM Daniel Bazanella Cardoso, Coordenador Municipal Anilton Ricardo Junckes e de outros membros da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.

A ponte antiga, existente há mais de 30 anos, sofreu com muitas enchentes e já vinha apresentando diversos problemas estruturais, pois as cabeceiras cederam e outras rachaduras surgiram. Essa situação comprometia a segurança e o acesso à localidade por alunos, produtores rurais, prestadores de serviços, entre outros que utilizam a ponte diariamente. De imediato, após a identificação destes problemas, a equipe da Secretaria de Obras e Planejamento realizou as avaliações técnicas e encaminhou a documentação para a Secretaria de Estado da Defesa Civil, que concedeu ao Município um Kit de Transposição para substituição da antiga estrutura, visando aumentar a segurança da ponte e dos usuários.

O ponto de partida foi a abertura do processo licitatório para construção das cabeceiras que suportassem o Kit de Transposição. Esta etapa da obra foi realizada com recursos próprios do Município em um investimento de R$148.695,85. A obra foi executada e contou com uma elevação de quase 3 metros com relação à antiga e nesta terça-feira, 12 de maio, a instalação do kit foi realizada.

A nova estrutura, que é formada por vigas e lajes pré-moldadas, foi projetada acima da cota de inundação e mede 15 metros de comprimento, por 06 de largura, e possui a capacidade para até 30 toneladas. Neste projeto foram investidos cerca de R$ 128.343,29 por parte da Defesa Civil de Santa Catarina.

A Engenheira Civil do Município de Luiz Alves, Dalila Fernanda de Oliveira Weber, explica um pouco mais sobre a questão técnica da obra: “neste projeto, aumentamos a seção de vazão da ponte, elevamos a altura das cortinas que foram construídas em concreto armado, projetadas para suportar o solo. Decidimos vencer um vão de 15 metros, com suas respectivas esconsidades, definindo assim as dimensões da obra e melhorando até os níveis de seus acessos”.

Ao todo, a nova ponte foi um investimento de R$277.039,14. Recursos estes, que foram destinados para beneficiar não só os moradores do bairro, mas toda população luizalvense!