A Coleta Seletiva está iniciando em nosso Município!
A Coleta Seletiva está iniciando em nosso Município!
Nesta segunda-feira, 05 de agosto, está iniciando a coleta seletiva no Município de Luiz Alves.
Mas você já está preparado para esta nova ação?
O primeiro passo para a separação consiste em higienizar o lixo para evitar que ele se transforme em local de reprodução de vetores de doenças e venha a causar desconforto aos trabalhadores da cadeia do lixo. Latas de molho de tomate, por exemplo, podem ser um ambiente de proliferação de bactérias que geram mau odor, o que pode causar mal-estar aos trabalhadores que recolhem e manuseiam esse tipo de material.
Para evitar essa situação, é indicado higienizar esses recipientes, economizando o máximo de água possível. Para isso, você pode deixar essa embalagem dentro da pia durante o dia, para que a água utilizada para lavar as mãos e a louça caia sobre ela, atuando como uma água reutilizada. Assim, ao final do dia, a embalagem estará limpa.
No caso do papel, o ideal é não amassá-lo. Se houver vidro quebrado ou outro tipo de material que apresente risco à saúde dos trabalhadores da cadeia de resíduos sólidos, embale-os de maneira segura e identifique-os.
Agora que você já conhece algumas informações, confira abaixo o que você pode e o que não pode colocar no saco de lixo reciclável:
O que pode ser colocado em vidro: Garrafas; Potes; Frascos de Produtos Alimentícios; Fragmentos de qualquer um dos itens acima. O que não pode ser colocado em vidro: Cristais; Espelhos; Lâmpadas; Cerâmicas, Porcelana, Pírex; Fragmentos de qualquer dos itens acima.
O que pode ser colocado em plástico: Garrafas plásticas; Tampas; Embalagens de Higiene e Limpeza; Garrafas PET; Discos de CD, DVD e BluRay; Tubos vazios de creme dental; Utensílios plásticos em geral: Canetas, escova de dentes, etc. O que não pode ser colocado em plástico: Fraldas descartáveis; Adesivos; Embalagens com lâminas metalizadas: bombons, biscoitos, balas e similares.
O que pode ser colocado em papel: Envelopes; Cartões; Cartolinas; Cadernos; Papéis impressos em geral; Jornais e Revistas. O que não pode ser colocado em papel: Papel Higiênico; Fotos e Papel Fotográfico; Etiquetas e Fitas Adesivas; Guardanapos e Lenços sujos; Papel Vegetal, Celofane e Carbono; Revestidos com Cera, Parafina ou Silicone; Extratos Bancários; Papel engordurado ou contaminado com substâncias prejudiciais à saúde.
O que pode ser colocado em metal: Latas; Papel alumínio limpo; Talheres de Aço; Embalagens limpas de marmita de alumínio; Panelas; Fios; Geladeiras;Pregos, Parafusos, Rebites e similares. O que não pode ser colocado em metal: Esponjas de Aço; Grampos; Clipes de Papel; Latas de Tinta; Embalagem de Aerossóis.
Para o lixo comum, você pode continuar destinando: Papel Higiênico; Fraldas Descartáveis; Papel Carbono; Embalagens de plástico metalizadas; Cerâmicas; Espelhos; Esponjas de Aço; Latas de tinta; Embalagens de aerossóis.
Lembre-se que os materiais devem estar limpos e sem gordura. O plástico, papel, metal e vidro podem ser colocados no mesmo saco, deixando em embalagens separadas apenas os rejeitos. Já os resíduos orgânicos, podem ser utilizados em uma compostagem caseira, transformando-se em adubo para as plantações. A coleta do lixo comum continua passando normalmente nos mesmos dias que todos já estão habituados.
Lembramos que os sacos com os resíduos devem ser deixados no local para a coleta até às 07h30min.
Recapitulando algumas dicas:
- Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes.
- Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de colocar no saco de lixo.
- Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.
- Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes.
Vamos iniciar a mudança dentro de nossas casas, ensinando toda família a separar corretamente o lixo e assim, todos vamos contribuir com a conservação do meio ambiente e um futuro melhor para o nosso planeta.