Luiz Alves lança ação em combate à pandemia de Covid-19 com atividades para bem estar físico e mental de idosos na quarentena

Os cuidados e atenção com a saúde dos idosos do município já faz parte da política municipal de saúde e a preocupação aumentou durante o isolamento devido ao Covid-19, já que muitos idosos tem lidado com o tédio, solidão e até sedentarismo, especialmente por fazerem parte do grupo de risco e precisarem ficar em casa em isolamento social.

A iniciativa surgiu na busca de uma melhor qualidade de vida aos Munícipes da “Melhor Idade” e então foi desenvolvido o método Pensar, Exercitar e Pintar – PEP, que está levando diversão, saúde e cuidados através de um kit que os idosos estão recebendo em casa. O kit é composto por:

• 20 jogos cognitivos,
  • 2 atividades físicas elaboradas adequadamente para a faixa etária,
  • 10 desenhos para colorir,
  • 10 desafios de mudança de rotina,
  • 2 máscaras de proteção,
  • 1 caixa de lápis de cor,
  • 1 apontador
  • 1 bisnaga de álcool em gel.

“Com intuito de manter corpo e mentes saudáveis durante a pandemia, criamos o Pensar, Exercitar e Pintar. É comprovado que com o passar dos anos há uma diminuição de massa magra e funções neuromusculares nos idosos e visando manter a mente e corpo saudáveis, estamos levando o PEP para pessoas acima de 80 anos, pois neste período os mesmos estão com a interação social diminuída. Desde 2017, tivemos como prioridade atender todas as faixas etárias e são em momentos como esse que percebemos como é imprescindível cuidar de nossos idosos que tanto fizeram por nós” comentou Henrique Lemke, Secretário de Esportes e Cultura.

O PEP é uma ação piloto e será feita a avaliação de adesão no primeiro momento. A ação tem como meta atingir outras faixas etárias ao longo do tempo e somente nesta etapa, mais de 194 idosos do Município de Luiz Alves acima de 80 anos já receberam o kit.

Julieta Cristina Fernandes Schmitt, Secretária de Saúde de Luiz Alves comenta que “A ação é extremamente rica no sentido de proporcionar ao idoso atividades que possam ser desenvolvidas enquanto permanecem em isolamento social. As atividades que foram montadas para esta faixa etária proporciona um estímulo cognitivo e motor que com o passar do tempo, acaba sendo agravado se não é praticado e o isolamento social acaba proporcionando esse processo. Para a saúde plena precisamos que corpo e mente estejam alinhados e diante da situação atual os estímulos precisam ser gerados para alcançarmos essa plenitude.”.

Pensar, Exercitar e Pintar – PEP é uma forma de manter os idosos ativos durante a quarentena, o que consequentemente melhorará sua saúde, disposição, humor e psicológico, diminuindo as chances de desenvolver outras enfermidades.