Projeto Saúde no Prato
Projeto Saúde no Prato leva crianças para conhecer o processo de plantio e colheita de alimentos
O projeto Saúde no Prato, desenvolvido pela nutricionista Michele Scaburi Paulo, é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e tem como principal objetivo, cultivar hortaliças sem o uso de defensivos químicos. Com isso, visamos incentivar as crianças a terem esse contato com o plantio, colheita e consumo de alimentos frescos e saudáveis!
O projeto nasceu no início deste ano, como uma extensão de um projeto já existente, o “Horta na Escola”, onde as Escolas Municipais e CEI’s possuem um espaço para cultivar algumas hortaliças e este tem o objetivo comum de levar alimentos saudáveis, frescos e livres de defensivos químicos para a alimentação balanceada das crianças.
A partir do Horta na Escola, o projeto Saúde no Prato, que conta com uma estufa inteira no Horto Florestal, construída apenas para este fim, veio para inserir ainda mais variedade no consumo de hortaliças, legumes e temperos, pois com um espaço maior, é possível cultivar diversos tipos de alimento.
Estão sendo cultivados no Horto Florestal alface crespo e americano, brócolis, repolho, beterraba, cenoura, salsinha, cebolinha verde, couve manteiga e rúcula.
Os planos são cultivar além das hortaliças convencionais, alimentos como ora-pro-nóbis, inhame, batata doce roxa, entre outros.