25 de maio – Dia do Desafio

O que é o Dia do Desafio?

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas que acontece anualmente, na última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, portanto, o Dia do Desafio será o dia 25 de maio. Trata-se de um dia de “desafio” entre cidades na forma de uma competição amigável, que visa sensibilizar a população para a importância de uma vida ativa, promovendo integração social e espírito comunitário.

Como participar?
O desafio é praticar qualquer atividade física, não importando por quanto tempo. Isto é, pode ser durante um minuto, 10 minutos…. caminhar, pedalar, correr, enfim, “se mexer”. Registre sua participação! Ligue para a Secretaria da Educação (3377-8650) e informe qual atividade física você praticou.

Com quem Luiz Alves competirá?
A cidade concorrente de Luiz Alves será a cidade gaúcha de Ibirubá, conhecida como a “Terra da pitangueira”.

A competição é feita entre cidades do mesmo porte, que disputam amigavelmente inúmeras modalidades esportivas. Ganha quem reunir o maior número de participantes. Para contribuir com a vitória, é preciso registrar a participação até o encerramento do evento. Luiz Alves participa desde 2011 e venceu todos os anos.

Quem coordena?
O Dia do Desafio é coordenado no continente americano pelo SESC de São Paulo e nos estados brasileiros é coordenado por suas unidades estaduais. Nos municípios, quem coordena são as prefeituras municipais. Em Luiz Alves é coordenado pela Secretaria da Educação e Cultura. Desde 2015, é coordenado pela diretora de cultura Cláudia Rath Dal-Ri.  Conta com a participação das escolas municipais e estaduais, academias, empresas, demais entidades e população em geral.

Premiação
O prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio demonstra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. Através desse movimento, indivíduos, grupos, instituições privadas e públicas estabelecem objetivos comuns, que servirão para enriquecer e desenvolver os valores da cidadania em crianças, jovens, adultos e idosos.

Como surgiu?
O Dia do Desafio surgiu em virtude do inverno rigoroso de uma pequena cidade do Canadá, em 1983. Quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio. Mobilize a sua escola, sua empresa e amigos! Participe!

Saiba mais sobre o Dia do Desafio clicando aqui.

,