O Dia do Desafio está chegando!!

Dia 28 de maio de 2014 – Dia do Desafio

O que é o Dia do Desafio?
O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas que acontece anualmente, na última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, portanto, o Dia do Desafio será o dia 28 de maio. Trata-se de um dia de "desafio" entre cidades na forma de uma competição amigável, que visa sensibilizar a população para a importância de uma vida ativa, promovendo integração social e espírito comunitário.

Como participar?
O desafio é praticar qualquer atividade física, não importando por quanto tempo. Isto é, pode ser durante um minuto, 10 minutos, 30 minutos.. caminhar, pedalar, correr, enfim, "se mexer". Registre sua participação! Ligue para a Secretaria da Educação (3377-1367) e informe qual atividade física você praticou.

Com quem Luís Alves competirá?
Luís Alves competirá com a cidade piauiense de Água Branca, que tem 16.451 habitantes (IBGE 2010). Para conhecer mais sobre esta cidade, clique aqui.

A competição é feita entre cidades do mesmo porte, que disputam amigavelmente inúmeras modalidades esportivas. Ganha quem reunir o maior número de participantes. Para contribuir com a vitória, é preciso registrar a participação até o encerramento do evento. Luís Alves participa desde 2011. Naquele ano, vencemos a cidade Boliviana de San Juan, com a mobilização de 35,96% da população. Em 2012, Luís Alves mobilizou 34,70% da população, vencendo a cidade paulista de Capela do Alto. Em 2013, participaram 27% da população (2.810 registros), vencendo a cidade gaúcha de Bom Jesus.

Quem coordena?
O Dia do Desafio é coordenado no continente americano pelo SESC de São Paulo e nos estados brasileiros é coordenado por suas unidades estaduais. Nos municípios, quem coordena são as prefeituras municipais. Em Luís Alves é coordenado pela Secretaria da Educação, com a participação das escolas municipais e estaduais, academias, empresas, demais entidades e população em geral.

Premiação
O prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio demonstra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. Através desse movimento, indivíduos, grupos, instituições privadas e públicas estabelecem objetivos comuns, que servirão para enriquecer e desenvolver os valores da cidadania em crianças, jovens, adultos e idosos.

Como surgiu?
O Dia do Desafio surgiu em virtude do inverno rigoroso de uma pequena cidade do Canadá, em 1983. Quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio. Mobilize a sua escola, sua empresa e amigos! Participe!

Saiba mais sobre o Dia do Desafio clicando aqui.