Campanha anual de vacinação contra a gripe

A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ocorrerá no período de 15 a 26 de abril de 2013, sendo 20 de abril o dia de mobilização nacional.

Serão Vacinados:

• Crianças de seis meses a menores de dois anos: uma dose, para os que receberam uma ou duas doses da vacina contra influenza em 2012 e duas doses (sendo a segunda dose 30 dias após a primeira dose) para as que serão vacinadas pela primeira vez.

• Gestantes: deverão receber a vacina influenza todas as gestantes em qualquer idade gestacional.

• Puérperas: mulheres no período até 45 dias após o parto serão incluído no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar qualquer documento, durante o período de vacinação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).

• Indivíduo com 60 anos ou mais.

• Trabalhador de Saúde: eleito para vacinação é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços cuja ausência comprometa o funcionamento desses.

Como exemplo: trabalhador que atua na atenção básica /estratégia saúde da família e os agentes de endemias, pronto atendimento, ambulatórios e leitos em clinica médica, pediatria, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza e unidades de terapia intensiva.

Assim, trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, bem como recepcionistas, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias, dessas unidades equipes de laboratório responsáveis pelos diagnósticos, profissionais que atuam na vigilância epidemiológica, e os que atuam no controle sanitário de viajantes nos postos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras deverão ser vacinados.

• Pessoas portadoras de doenças crônicas, conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas (Quadro 1).

No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica, que deverá será apresentada no ato da vacinação. Para melhor organizar esta atividade, recomendam-se as seguintes ações:

_ Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS): devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local de atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.

_ Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada: devem buscar a prescrição medica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de 2013.

Clique abaixo no quadro 1 para saber quais as categorias de risco com indicação da vacina influenza.