Filmagem italiana em Luís Alves
Nos dias 2 e 3 de novembro, Luís Alves serviu de palco para encenação e filmagem da chegada dos imigrantes italianos à Colônia Luiz Alves, resgatando e revivendo a história de nossos antepassados e a história do município de Luís Alves.
As filmagens foram realizadas em vários locais. Inicialmente foi encenada a chegada dos imigrantes no salto, na Acearia Frederico Missner, a quem, na pessoa da Srª Maike Missner, gostaríamos de agradecer pela colaboração. Depois seguimos até a propriedade do Sr. Antônio Altini, onde foi encenada a chegada ao galpão dos imigrantes. No sábado, o palco e cenário foi a casa do Sr. Nelson Fontanive, casa construída no início do século passado, situada no Braço Paula Ramos, onde foram encenadas situações cotidianas e costumes. Ali também foi entrevistado o Sr. Álvaro Luciani. Em dialeto "Canalim" (língua falada pelos imigrantes da região de Forno di Canale, atual Canale d'Agordo – Belluno – Itália), falou sobre as histórias contadas pelos seus antepassados, costumes vividos na infância e outros relatos referentes à imigração dos belluneses à Colônia Luiz Alves.
Ainda no sábado foi filmada a matança de um porco na propriedade do Sr. André Grodiski, no Braço Joaquim, como era realizada antigamente em nossas casas, com a participação do Jeep Clube Luiz Alves e figurantes da família Luciani.
Estas encenações foram coordenadas pela diretora de teatro italiana Paola Davare, auxiliada por mais três assistentes também italianas, que vieram ao Brasil especialmente para este evento. A iniciativa foi da Associazione Bellunesi Nel Mondo Famiglia Jaraguá do Sul, na pessoa da sua presidente Iria Tancon. Juntamente com a Companhia Teatral italiana Filo Comico Drammatica di Vallada Agordina, está fazendo o resgate histórico-cultural da imigração dos italianos da Região de Belluno – Itália. Estas filmagens serão acrescentadas ao filme realizado nas montanhas de Belluno pela companhia teatral italiana, que interpretou a partida dos imigrantes para o Brasil.
Participaram das filmagens membros desta associação, do Circolo Italiano de Joinville e moradores de Luís Alves, descendentes de italianos e de outras etnias. Contamos também com a colaboração da Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Luís Alves.
Agradecemos a todos que participaram e colaboraram para a realização desta atividade com muita vontade e disposição, às pessoas e entidades citadas acima e à equipe de organização local (Silene Luciani Reichert, Sirlei Lenice Espig, Marili Rosane Hoffman Luciani, Cláudia Rath Dal Ri e Pe. Antônio Francisco Bohn), ao Rodrigo Schmitt que emprestou a canoa e ao Adelmo Paolin pelo apoio logístico.
Adilson Mário Signorelli – secretário da Associazione Bellunese Nel Mondo Famiglia Jaragua do Sul