Aluna de Luís Alves vence concurso do Programa Jovem Embaixador

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes parabeniza a estudante Gabriela Martini dos Santos e a EEB Gov. Irineu Bornhausen, onde estuda, por vencer o concurso do Programa Jovens Embaixadores. Ela é uma dos 45 estudantes selecionados em todo o país para participar de intercâmbio cultural nos Estados Unidos da América. No total, foram 7.500 candidatos inscritos em todo o território nacional, ficando 160 na fase semifinalista. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (31) pela Secretaria de Estado da Educação (SED), e na sexta (28), pela Embaixada Americana, em Brasília.

Gabriela passou por uma maratona de provas orais e escritas e embarca no dia 6 de janeiro para os EUA, onde permanece durante três semanas cumprindo uma agenda de visitas a pontos históricos, culturais e visitas as high school, entre outras atividades.

Gabriela, 16 anos, estudante na EEB Governador Irineu Bornhausen, mora no bairro Rio do Peixe, em Luis Alves, cidade com cerca de 10 mil habitantes, distante a 14 quilômetros do centro da cidade. De origem humilde, cresceu em uma família que sempre esteve envolvida com o trabalho voluntário, atuando em projetos na Igreja, Associação de Moradores, Associação de Pais e Professores (APP) da escola e Grêmio Estudantil.

Filha de pai agricultor e mãe funcionária pública, estuda no segundo ano do Ensino Médio, é um exemplo para a família e a comunidade. Recebeu prêmios em concursos do Proerd, Redação do Jubileu de Ouro de Luis Alves e, em 2010, ganhou o troféu "Aluno Nota 10", oferecido pela Câmara de Vereadores. Sobre a importância de participar do intercâmbio dos Jovens Embaixadores é taxativa: "Muito importante para mim porque a gente tem umas ideias sobre os EUA e quero ver de perto a realidade deles, aprender o máximo de sua cultura, passar para os meus amigos e levar também um pouco da nossa cultura para lá".

Programação – Até o dia 6 de novembro os jovens deverão preencher um questionário para a Embaixada dos EUA. O embarque está previsto para 6 de janeiro e o retorno ao Brasil, 29 de janeiro. Viajarão com os 45 estudantes, dois colaboradores do processo seletivo e, além disso, cinco brasileiros e dois americanos vão acompanhar os jovens na programação em Washington DC. Toda a programação completa será enviada aos participantes e divulgada em breve.

Retrospecto – Depois de uma criteriosa seleção sobre a vida escolar e projetos de voluntariado desenvolvido por mais de 300 inscritos, só em Santa Catarina, 29 jovens de escolas da rede pública nos dias 15 e 16 de setembro participaram de prova oral escrita, além de uma entrevista socioeconômica, tudo em Inglês. O processo seletivo ocorreu no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

Critérios – Para participar da seleção, o estudante deve ter um excelente desempenho escolar; possuir engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano; ter boa fluência em Inglês; ser de família de baixa renda; ser comunicativo e ter iniciativa; demonstrar flexibilidade e facilidade para adaptar-se a outras realidades e culturas; manter um bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade.

Fonte: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/3157–dois-alunos-catarinenses-sao-selecionados-para-intercambio-nos-eua

Saiba mais sobre o Programa Jovens Embaixadores clicando aqui.