Parabéns AMEE pelos seus 10 anos!!!!

Na última sexta-feira, 19/08, o AMEE (Atendimento Municipal à Educação Especial), unidade escolar para atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais, promoveu um café em comemoração aos seus 10 anos de atividade, completados no dia 17/08. A programação contou com a presença dos seus alunos, familiares dos alunos, professores e profissionais que atuaram e que atuam no AMEE, APAE de Navegantes, SAPS (Setor de Atendimento à Pessoa Surda) da UNIVALI e outros convidados.

Apresentações de teatro e dança da APAE de Navegantes, do SAPS da UNIVALI, de intérpretes de LIBRAS e do AMEE emocionaram os convidados. Os alunos do AMEE e todas as profissionais (pedagogas, fono e psicóloga) apresentaram e representaram muito bem a história da unidade através de teatro. Em seguida, também se apresentou a Banda Municipal de Luís Alves. Todas as apresentações foram coordenadas pela Profª Sandra Kraisch, Secretária Municipal da Educação e Cultura. Após as apresentações artísticas, foi servido o saboroso e variado café colonial.

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes agradece a todos pela participação, especialmente aos convidados que vieram de outros municípios e a todos que continuamente colaboram com a educação especial no município de Luís Alves.

Um pouco da história do AMEE:
O AMEE nasceu em 2001, da iniciativa da então secretária municipal de Educação – Maria Goreti Dal-Ri Gielow, perante a necessidade de atender os portadores de necessidades especiais do município que eram atendidos na APAE e na UNIVALI (SAPS), em Itajaí.

Para iniciar o atendimento, as educadoras Adenisy Schmitz e Cheila Adriana Erbs Micheluzi realizaram estágio na APAE e no SAPS. Desde então até hoje foram promovidos vários cursos de LIBRAS (linguagem brasileira de sinais) no município aos professores e profissionais do AMEE, aos professores da Rede Municipal e Estadual e aos demais interessados, tendo em vista a preocupação com a educação inclusiva.

No dia 17 de agosto de 2001 foi inaugurada a sala do AMEE, que funcionou em local cedido pelo grupo da terceira idade, no pátio da FENACA. No ano seguinte, o atendimento passou a funcionar em uma sala exclusiva, no mesmo prédio. Em 2009, passou a ocupar o espaço onde funcionava a Secretaria Municipal da Educação, onde está até o presente.

Atualmente, o AMEE atende a 25 pessoas portadoras de necessidades especiais e conta com a colaboração da psicóloga Tatiane Regina Silva, da fonoaudióloga Daniele Couto e das pedagogas Adenisy Schmitz, Fabiana Rosa da Silva Tolardo, Cinara Elair Ramos Rech, Simone Brugnago Zabel e Sandra Rech.