Câmara concede título a autoridades

Na noite de ontem, segunda-feira 25/07, a Câmara de Vereadores fez a entrega do Título de Cidadão/Cidadã Luisalvense a várias pessoas que se destacaram por sua importância ao município de Luís Alves.
Os homenageados foram a Profª Carla Andrich, ex-prefeita de Vallada Agordina, região localizada no Norte da Itália, de onde vieram muitos imigrantes à Colônia Luiz Alves. Ela recebeu o título pelo seu empenho e grande incentivo à reaproximação de italianos e parentes que imigraram ao Brasil, proporcionando a retomada do diálogo entre Belluno e seus descendentes radicados na nossa região. Esta reaproximação se deu através de contatos entre a Profª Carla e a Profª Drª Iria Tancon, que é natural de Luís Alves, radicada em Jaraguá do Sul e que, dentre outras funções, é conselheira do Conselho Estadual de Educação. (É importante dizer que o primeiro passo para esta reaproximação foi o contato da Profª Iria com o então Bispo Albino Luciani – com quem Iria tem parentesco – que depois veio a ser o Papa João Paulo I).
A Profª Iria foi a segunda homenageada, devido aos relevantes serviços prestados ao Município no sentido de resgatar e publicar documentos importantes da história da imigração italiana em nossa região.
O terceiro homenageado foi o vigário paroquial Pe. Antônio Francisco Bohn, devido à sua dedicação à história do nosso município com a publicação de livros que resgatam a história da imigração italiana em nossa região.
O quarto homenageado foi o advogado Abrahão Alfredo Maçaneiro Filho, por sua dedicação ao Hospital de Luís Alves.
Os outros homenageados foram os deputados estaduais Luís Eduardo Cherem e Gilmar Knaesel e o deputado federal João Alberto Pizzolatti Júnior, por suas contribuições ao crescimento do município.
Esta homenagem aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e também contou com a participação da Banda Municipal, que executou o Hino Nacional, o Hino de Luís Alves e, ao final, outras músicas populares.
À tarde, as professoras Carla e Iria, bem como as pessoas que as acompanhavam, foram recepcionadas pela secretária municipal de educação Profª Sandra, na Secretaria Municipal da Educação, onde lhes foi servido um gostoso café.