Audiência diagnóstico do saneamento básico

População de Luís Alves conhecerá diagnóstico de saneamento básico

No próximo dia 22, a população do município de Luis Alves, conhecerá os diagnósticos de saneamento básico, por meio de uma audiência pública que será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), prefeitura e o consórcio responsável pelo lote 2, MPB, Esse e Sanetal. Os estudos para desenvolvimento dos Planos Municipais de Saneamento Básico iniciaram em dezembro do ano passado com recursos do governo estadual.

Os planos irão apontar ações de desenvolvimento nas áreas de abastecimento de água, sistema de esgoto, drenagem urbana e destino de resíduos, melhorando, assim, a qualidade de vida da população. O secretário da SDS, Paulo Cesar da Costa, destaca a importância das audiências públicas com a participação da sociedade. "Nesta fase, levaremos o diagnóstico até a sociedade, promovendo uma discussão para aprovação e fechamento desta etapa para, a partir daí, desenvolver o prognóstico", explica.

O lote 2 abrange 24 municípios das SDRs Taió, Blumenau, Timbó, Joinville, Canoinhas, Caçador, Mafra e Ibirama . Em Luis Alves a audiência pública acontece no próximo dia 22 de julho, às 13h30min, no auditório da Prefeitura Municipal.

Planos Municipais – Legalmente, até dezembro de 2010, os planos municipais de saneamento deverão estar concluídos, fato que propiciará o acesso aos recursos e financiamentos junto ao governo federal. Com isso, os municípios colocarão os planos em prática, para aprimorar sistemas de água e esgoto, drenagem urbana e dar destino correto a resíduos.

Os planos de saneamento básico atenderão 61% dos municípios catarinenses. Inicialmente estão sendo atendidas as cidades com até 10 mil habitantes. Na região Sul do Estado, a elaboração dos planos iniciou em 2009. Com esta ação, Santa Catarina passa a ser o primeiro estado a auxiliar os municípios no cumprimento da Lei 11.445/07, que estabelece diretrizes nacionais mais abrangentes ao saneamento básico.

SDR Blumenau
Luis Alves – 22/07, às 13h30, no auditório da Prefeitura