Secretaria de Esportes e Cultura lança projeto “Xadrez Gigante Itinerante”

Estratégia, raciocínio rápido e desenvolvimento dos alunos, estes são os princípios trabalhados com os alunos de Luiz Alves através do novo projeto “Xadrez Gigante Itinerante”, criado pela Secretaria de Esportes e Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, que tem como objetivo incentivar, fomentar e proporcionar a vivência do jogo de xadrez aos alunos.

Os alunos do primeiro ano e do pré II da Escola Municipal Professor Arlindo B. Zimmermann e os alunos do 3º e 4º ano da Escola Municipal Henrique Keunecke já  participaram das aulas de educação física utilizando o novo equipamento: o tabuleiro de xadrez gigante!

O projeto “Xadrez Gigante Itinerante” irá percorrer as escolas do Município, oportunizando acesso à ação e a essa modalidade tão importante que desenvolve e melhora a memória, a capacidade de concentração, atenção, pensamento crítico, tomadas de decisão, raciocínio lógico e estratégia, além de melhorar o rendimento das crianças e jovens na aprendizagem, aproveitando a capacidade lúdica do ser humano.

A SEMEC de Luiz Alves já oferta na Escola de Esporte e Cultura a modalidade do xadrez no contraturno escolar e essa ação vem de encontro a oportunizar a ação para todos durante as aulas de educação física. Bruna Golinski Stein, profissional de Educação Física e professora de Xadrez na Escola de Esporte e Cultura comenta que “o jogo do xadrez, além de divertido, estimula as crianças a pensarem e formularem estratégias. Ele exige atenção e concentração o que auxilia diretamente na melhora do rendimento escolar dos alunos. O Xadrez Gigante, como oferecido no projeto, contribui também para a socialização e integração das crianças no ambiente escolar”.