Luiz Alves dá início à nova etapa de vacinação contra a Covid-19
O Município de Luiz Alves recebeu na última sexta-feira, 26 de fevereiro, mais 160 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório brasileiro Instituto Butantan.
As vacinas recebidas foram destinadas para aplicação da segunda dose daqueles que já foram vacinados anteriormente, como profissionais de saúde e idosos, além de agora contemplar quase que 100% dos idosos com faixa etária de 85 a 89 anos e uma porcentagem média dos idosos com faixa etária de 80 a 84 anos, que estão sendo imunizados em ordem decrescente de idade.
Desde segunda-feira, 01 de março, a Secretaria de Saúde planejou a execução logística e operacional para a aplicação mais ágil e eficiente de todas as doses recebidas, dentro dos critérios mencionados. Todas as aplicações estão sendo organizadas por meio de agendamento através das Unidades Básicas de Saúde da qual os idosos pertencem e grande parte do público alvo já foi previamente contatado. Além disso, alguns idosos receberam a imunização em outra comunidade que não a sua, tudo para garantir que não houvesse absolutamente nenhum desperdício da vacina, tendo em vista seu curto prazo de validade.
Ao todo, mais de 390 doses de vacina contra o Coronavírus já foram aplicadas no Município de Luiz Alves, englobando ainda, apenas trabalhadores da saúde e idosos, todos fazendo parte do grupo prioritário de vacinação que o Município de Luiz Alves vem seguindo, juntamente com outros Municípios da região da AMFRI.
Ainda nesta quinta-feira, 04 de março, 50 novas doses serão recebidas no Município, totalizando cobertura de 41% da faixa etária de 80 a 84 anos. As novas vacinas serão aplicadas a partir da próxima semana. Em breve, com a chegada de mais doses, outras faixas etárias poderão ser contempladas e aos poucos a população vai ficando mais protegida contra a Covid-19.
Vale lembrar que mesmo as pessoas imunizadas com o esquema vacinal completo devem continuar se protegendo com os cuidados básicos como uso de máscara, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, evitando promover e participar de aglomerações, respeitando o distanciamento social e ficando em casa sempre que possível.