Luiz Alves coloca à disposição do Estado 20 leitos hospitalares no enfrentamento ao Covid-19

O Estado de Santa Catarina vem passando por um momento muito delicado nos últimos dias devido ao aumento dos casos de Coronavírus em diversas regiões. Infelizmente muitos pacientes estão desenvolvendo a forma grave da doença e o que preocupa é que a situação dos leitos de UTI em Santa Catarina está à beira de um colapso, atingindo 100% de ocupação em vários hospitais.

O Prefeito Municipal de Luiz Alves e demais prefeitos da região da AMFRI, em reunião na última segunda-feira, 01 de março, com o Secretário de Estado de Saúde André Motta Ribeiro, fizeram tratativas a fim de encontrar alguma solução para aumentar a quantidade de leitos de UTI em nossa região.

Atualmente mais de 200 pacientes catarinenses aguardam leitos de UTI para Covid-19 para salvar suas vidas por meio de um tratamento adequado. A situação é tão grave que pacientes já estão sendo encaminhados para outros estados e até mesmo falecendo na fila de espera.

Durante a reunião entre os prefeitos da AMFRI e o Secretário de Estado de Saúde, ficou acordado que os Municípios que tivessem hospitais fizessem levantamentos sobre a atual situação e em conversa com a equipe do Hospital Hoscola de Luiz Alves e Secretária Municipal de Saúde Juliana Rodrigues de Brito Wust, Luiz Alves colocou à disposição 20 leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19. Desta forma, os pacientes com quadro de saúde menos grave que estão internados nos hospitais Hospital Marieta Konder Bornhausen e Ruth Cardoso poderão ser transferidos, fazendo com que os antigos leitos, que estavam destinados à enfermaria, possam ser convertidos para leitos de UTI.

Na última terça-feira, 02 de março, os prefeitos se reuniram novamente com o Secretário da Casa Civil Eron Giordani para discutir as tratativas financeiras para tal ação. O Governo Estadual garantiu que assim os Municípios credenciarem esses leitos, eles se comprometem a pagar todas as despesas.

Vale lembrar que o Município de Luiz Alves não possui leitos de UTI e caso algum luizalvense necessite, deverá ser encaminhado para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, o que torna ainda mais urgente nossa ação.