Ballet AECLA recebe premiações em festivais online!

Os bailarinos da equipe do Ballet AECLA de Luiz Alves estão se adaptando ao novo cenário de pandemia, mas isso não quer dizer que os trabalhos estão parados, muito pelo contrário! Os bailarinos continuam suas aulas através de vídeo-aula online, treinos em casa e praticando muito todas as técnicas.

Além disso, diversos festivais online foram criados para estimular ainda mais essa categoria e nossos bailarinos também participaram de duas competições muito importantes e de grande reconhecimento. O Web Dance Festival, do Festival de Dança de Joinville e o Web Festival Dança em Pauta, que é um importante festival de nível nacional criado pelo respeitado meio de comunicação da dança em todo Brasil.

Giovana Hostert, professora de dança do Ballet AECLA comenta: “tanto eu, quanto os outros professores dessa equipe, estamos muito gratos pelas iniciativas que foram tomadas para a realização destes festivais online e também estamos muito felizes, pois isso tudo oportunizou a continuidade do crescimento, estudo e pesquisa sobre a dança, pois ela não pode parar! Ainda estamos nos adaptando a esse momento e não é por isso que vamos nos acomodar. Durante a quarentena, estamos produzindo muito, tanto por conta dos festivais, quanto com cursos online que vêm sendo oferecidos. Além de tudo isso, a partir do mês de junho, faremos aulas com algumas turmas por meio de aplicativos por vídeo-chamada, para facilitar a aprendizagem e a união de todos, de forma virtual. A participação nos festivais foram maravilhosas e os resultados nos encheram de orgulho”.

O Festival de Dança de Joinville acontece sempre durante as férias escolares do mês de julho, mas por conta da pandemia tudo foi cancelado e a princípio, o festival está adiado e sem data definida para retorno. Pensando nisso, a equipe criou o Web Dance Festival, totalmente online, onde as equipes de ballet inscreveram suas coreografias com filmagens pré-existentes que foram avaliadas por meio de voto popular e avaliação de júri técnico.

O Ballet AECLA participou deste festival com três coreografias inscritas:

• OXIGÊNIO: Cat. Grupo Jazz, Coreógrafa: Giovana Hostert
  • TA CAINDO FULÔ: Cat. Grupo Danças Populares, Coreógrafa: Giovana Hostert
  • MEMÓRIAS DAQUELE TEMPO: Cat. Duo Danças Populares. Coreógrafos: Giovana Hostert e Lucas Moreira.

No dia 04 de junho, o resultado foi divulgado e destas coreografias inscritas, o Ballet AECLA garantiu duas grandes premiações, o 1º lugar com a coreografia “Ta Caindo Fulô” e o 3º lugar com a coreografia “Memórias Daquele Tempo”! Com essas conquistas, a equipe luizalvense está com vaga garantida para participação da próxima edição do Festival de Dança de Joinville!

Outra competição que o Ballet AECLA estava participando é o Web Festival Dança em Pauta, feito de forma 100% online e sem fins lucrativos. Neste festival, apenas dez coreografias de cada categoria de todo Brasil foram escolhidas em uma pré-seleção com filmagens já existentes ou gravadas em casa, mantendo o isolamento social. Os bailarinos foram avaliados por um júri de grandes profissionais da dança em apoio às escolas de dança em época de pandemia.

As três coreografias que concorreram ao prêmio foram:

• A MATÉRIA QUE OBSTRUI (C2H4)n-Polietileno: Cat. Dança Contemporânea Infantil, Bailarino: Rafael Junkes, Coreógrafos: Lucas Moreira e Rafael Junkes.
  • DANÇA CIGANA RUSSA: Cat. Solo Danças Populares Adulto, Bailarina e Coreógrafa: Patricia Schneider.
  • CURTISSERA DO PASSO: Cat. Solo Danças Populares, Bailarino e Coreógrafo: Lucas Moreira.

O resultado do Festival Dança em Pauta saiu neste domingo, 07 de junho, e o Ballet AECLA garantiu outras duas premiações.

Na categoria Dança Contemporânea Infantil, a coreografia “A Matéria que Obstrui (C2H4)n-Polietileno” foi destaque e recebeu uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido.

Já na categoria Dança Popular Adulto – Avançado, a coreografia “Curtissera Do Passo” garantiu o primeiro lugar no pódio. Essa coreografia foi criada durante a quarentena e o bailarino e coreógrafo Lucas Moreira realizou a gravação em sua própria casa.

“O Ballet AECLA já tem um brilhante histórico construído em nosso Município. As dificuldades da pandemia foram só mais um obstáculo que professores e alunos ultrapassaram. Parabéns  pelo esforço de todos nesses resultados de festivais on-line, onde mesmo neste momento adverso, mantém a modalidade da dança ativa e atuante com os alunos, bem como em suas famílias, que estão se envolvendo ainda mais no processo de ensino aprendizagem da dança” finaliza o Secretário Municipal de Esportes e Cultura Henrique Lemke.

Parabenizamos todos os professores e alunos pelo belo trabalho cultural que vem desenvolvendo no Município, levando o nome de Luiz Alves aos quatro cantos do Brasil e do mundo através dos maravilhosos espetáculos de dança!