Atualização do Boletim Epidemiológico – Situação Coronavírus

Novo caso confirmado de Coronavírus em Luiz Alves!

Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Luiz Alves divulgam novos dados da situação do Coronavírus em nosso Município!

Nesta terça-feira, Luiz Alves registrou o terceiro caso de Covid-19 na cidade. O paciente está entre a faixa etária de 40 a 49 anos, mora no bairro Alto Canoas, está em casa e estável!

No momento, há somente um caso ativo no Município, tendo em vista que os outros dois pacientes confirmados anteriormente já estão curados!

 

ENTENDA O BOLETIM:

Os dados contidos no Boletim Epidemiológico reúnem as informações de todas as Unidades de Básicas de Saúde do Município, incluindo o Hospital Hoscola de Luiz Alves. Confira abaixo o que cada classificação significa e entenda a situação do Coronavírus na nossa cidade:

– O que são casos suspeitos? Pacientes que coletaram o exame para Coronavírus e aguardam o resultado do exame.

– O que são casos confirmados? Total de pacientes que coletaram o exame e tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus.

– O que são casos recuperados? Pacientes que testaram positivo para Coronavírus, ficaram em isolamento domiciliar seguindo as prescrições médicas e receberam alta. Vale lembrar que os casos recuperados são consequência dos confirmados, ou seja, manteremos o número de confirmados como um dado geral do Município e cada vez que um desses casos se recuperar será adicionado na categoria “Recuperados”.

– O que são casos descartados? Pacientes que tiveram o resultado do exame negativo para Coronavírus. Lembrando que existem dois tipos de exame, o PCR (swab) e o teste rápido. O PCR (swab) coleta amostras do paciente que são enviadas ao laboratório e demoram cerca de 72 horas, considerando que não haja fila, para serem analisadas, gerando o resultado final. Já o teste rápido emite o resultado em 15 minutos e é utilizado para testar tanto pacientes, quanto trabalhadores de saúde, segurança e salvamento.

– O que são casos monitorados? Pacientes que apresentam algum sintoma respiratório ou que tiveram contato com alguma suspeita do COVID e que permanecem em isolamento domiciliar para acompanhar a evolução clínica (conforme Nota Técnica nº 002/2020 do Governo de Santa Catarina do dia 09/04/2020).

– Mortes: Pacientes que o resultado do exame para Coronavírus foi positivo e evoluíram para óbito.

O Município de Luiz Alves sempre informa que os números de casos descartados ou confirmados são repassados pelo Governo do Estado e podem alterar a qualquer momento, conforme os resultados dos exames são lançados no sistema. O Governo do Estado também pode, a qualquer momento, anunciar os números em seus canais oficiais.

Orientamos para que a população aguarde a divulgação dos Boletins Epidemiológicos de Luiz Alves que trazem os números oficiais da cidade na hora da sua publicação. Os boletins serão publicados toda segunda-feira, com os dados referentes à última semana, além disso, poderão ser publicados boletins extraordinários em caso de alteração da situação.

 

Outras informações importantes:

  • Neste novo boletim epidemiológico, inserimos uma nova categoria, que são os casos recuperados, ou seja, pacientes que testaram positivo para Covid-19 e realizaram o isolamento por no mínimo 14 dias, com acompanhamento e avaliação médica regular, para posteriormente receber alta médica. Dois pacientes que estavam com Coronavírus em Luiz Alves já estão curadas. No Boletim, permanecem como “caso confirmado”, já que testaram positivo, e agora fazem parte do grupo “Recuperados”.

  • O número de casos descartados aumenta rapidamente, pois existem dois tipos de exame, o PCR (swab) e o teste rápido. O PCR (swab) coleta amostras do paciente que são enviadas ao laboratório e demoram cerca de 72 horas para serem analisadas, gerando o resultado final. Já o teste rápido emite o resultado em 15 minutos e é utilizado para testar tanto pacientes, quanto trabalhadores de saúde, segurança e salvamento. Como o resultado do teste rápido é emitido logo em seguida ao exame, os casos não chegam a ser contabilizados como suspeitos e vão diretamente para os casos descartados.