Professor Cabana é nomeado mestre em capoeira!

Sandro Alex Rates, de 45 anos, mais conhecido como Cabana, se tornou mestre em capoeira após 27 anos de trabalho e dedicação. Em homenagem à conquista tão importante deste professor que já fez história em nosso Município, realizamos uma entrevista para você que já acompanha ou quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Cabana e a arte da capoeira. Confira!

Há quanto tempo executa o projeto em Luiz Alves?

Trabalho com a capoeira no Município desde 1998 e com o Projeto Capoeira Criança há 13 anos, e em média, 800 crianças, adolescentes e adultos já passaram pelo projeto em Luiz Alves. Quando comecei a desenvolver a capoeira no Município em 1998, não tínhamos muito apoio, talvez por ser uma atividade esportiva nova no Município. Mas com o tempo, as pessoas começaram a ver e reconhecer meu trabalho e então as portas se abriram para dar aulas em escolas e comunidades de Luiz Alves. Hoje, graças a Deus, a capoeira conta com grande apoio da SEMEC.

Na sua visão, qual a importância desse projeto para as crianças, adolescentes e adultos do Município?

O projeto no Município proporciona saúde e mostra a capoeira nos seus mais variados aspectos: danças e arte, defesa pessoal, desporto, lazer, folclore, luta, educação e filosofia de vida.

Quais os benefícios de praticar capoeira?

Entre os principais benefícios da prática esportiva estão a disciplina, respeito, desenvolvimento da força corporal e da flexibilidade, redução do estresse e da ansiedade. Também melhora a confiança e autoestima, ajuda a emagrecer e promove interação social.

O que é necessário para praticar capoeira?

Primeiramente respeito, humildade e muita dedicação.

Quais os dias e horários das aulas?

As aulas acontecem nos fundos do Ginásio de Esportes Frederico Guilherme Schwanke, na Vila do Salto.

Terça e quinta-feira: 18h30 às 19h30 e 19h30 às 21h30;

Sábado: 14h às 16h.

Qual o caminho percorrido para se tornar mestre?

Foram 27 anos de muita luta, dedicação, garra, vontade e um objetivo: um dia ser chamado de mestre. Agradeço minha família, esposa, filhos e alunos que me apoiaram nesta caminhada. Também agradeço a José Lino Pereira, meu mestre Careca.