Rota da Cachaça
Alegria para o setor turístico e produtores de cachaça!
A cidade de Luiz Alves é conhecida popularmente como a Terra da Cachaça há muitos anos. O reconhecimento oficial se deu através do projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Leonel Pavan (PSDB), sancionado através da Lei Estadual N.º 17.535, concedendo à Luiz Alves o título de Capital Catarinense da Cachaça – Terra da Cachaça.
Em paralelo ao título, a Prefeitura de Luiz Alves em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sebrae e produtores de cachaça artesanal do Município criavam a Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves – APCALA. A partir da criação da APCALA, a parceria entre poder público e iniciativa privada continuou para realizar o desenvolvimento de uma identidade visual para a associação e também de um material informativo que auxiliasse o turista em sua visita à Luiz Alves.
Assim, no dia 13 de dezembro de 2018 nasceu a Rota da Cachaça, desenvolvida especialmente para orientar os turistas que chegam à Luiz Alves em busca das cachaças artesanais de excelente qualidade produzidas no Município. Com a rota definida, o visitante poderá chegar à todos os alambiques, conhecer o processo de fabricação apresentado pelos próprios produtores artesanais e adquirir as cachaças, tudo isso levando em conta a experiência vivida por ter participado deste processo.
Segundo o Diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico Vandrigo Wust, “o turismo só pode ter sucesso quando todos os atores estiverem envolvidos. Por isso o interesse em manter e gerir o roteiro em parceria com a iniciativa privada. A marca Luiz Alves – Terra da Cachaça será ainda mais fortalecida com o desenvolvimento desta rota turística, pois acaba fomentando o comércio, a indústria e o turismo rural em nossa cidade”.