Luiz Alves inicia cirurgias eletivas ginecológicas e vasculares

A Secretária de Saúde do Município de Luiz Alves, Juliana Rodrigues de Brito Wust, anunciou o início de cirurgias eletivas ginecológicas e vasculares de média complexidade. Em virtude de planejamento entre os municípios que fazem parte da 17ª Regional de Saúde (Luiz Alves, Balneário Piçarras, Penha, Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Bombinhas, Porto Belo), o município realizará estes tipos de cirurgia no Hospital de Luiz Alves a partir do dia 1º de Abril de 2017.

Cada município pertencente a 17ª Regional possuirá uma cota e enviará pacientes que realizarão estes procedimentos. Esta iniciativa está sendo tomada pelos Secretários Municipais, a fim de diminuir a fila de espera destas cirurgias. “A ideia é que cada município possa proporcionar uma especialidade diferente, para não depender unicamente da cidade sede, Itajaí. Assim teremos mais agilidade para que o usuário possa realizar o seu procedimento em menos tempo. É importante frisar que todas as cirurgias serão feitas através do Sistema Único de Saúde (SUS) e não terão custo ao usuário” relata Juliana.

As pessoas que necessitam realizar cirurgia ginecológica ou vascular, deverão inicialmente procurar o médico de família ou clínico-geral, para avaliar a necessidade de atendimento pelo especialista. O especialista avaliará se o paciente terá indicação cirúrgica. Caso realmente seja necessário, o usuário é então encaminhado para a cirurgia que passa por uma avaliação rigorosa, entre exames e consulta com anestesista. “O Hospital de Luiz Alves é de que pequeno porte, então só serão feitas cirurgias em pessoas que não possuem comorbidades, ou seja, que não tenham doenças associadas, como hipertensão, diabetes ou problemas cardíacos” refere a médica Mylene Martins Lavado, médica ginecologista e obstetra que realizará os procedimentos na área ginecológica.

A expectativa é de que até o final do ano, a fila de espera do município de Luiz Alves seja zerada nestas áreas e com isso novas vagas sejam contempladas com um menor tempo de espera.