18 de julho – Luiz Alves comemora seu 58º aniversário

No dia 18 de julho de 2016, Luiz Alves está comemorando o seu 58º aniversário de instalação da emancipação política. Tem sua origem na Colônia Luiz Alves, fundada em 1877, criada para desenvolver a região através do recebimento de imigrantes italianos.

Foto dos primeiros imigrantes.

A sua emancipação política aconteceu em 21 de junho de 1958, através da Lei Estadual nº 348, que criou o município de Luiz Alves, desmembrando-o do município de Itajaí. Esta lei fez com que parte da Colônia Luiz Alves passasse a pertencer ao município de Massaranduba, ao integrar àquele município o Braço Direito, Braço Seco, Primeiro Braço do Norte, Segundo Braço e Terceiro Braço. A data da instalação da sua emancipação política foi em 18/07/1958.

Seu primeiro prefeito (governo provisório –  de 1958 a 1959) foi Remaclo Otaviano Seara, seguido pelo Sr. Guilherme Schwanke, que governou de 1959 a 1964 (clique aqui e confira informações sobre os demais prefeitos).

Em 1977 foi comemorado o centenário da colonização, ocasião em que o Pe. Heriberto Schmitt, SDB criou a Bandeira Municipal, o Hino do Município, Hino do Centenário e Hino da Bandeira do Município.

Em 1984 aconteceu a 1ª Festa Nacional da Cachaça e 1ª Feira Agroindustrial, que divulgou o município a nível nacional como a “Capital da Cachaça.(Clique aqui e conheça o comércio de aguardente de Luiz Alves). Pouco depois, passou-se a realizar simultaneamente a Festa da Banana para comemorar e destacar a crescente produção da fruta no município. Atualmente, Luiz Alves é o segundo maior produtor estadual de banana.

Neste ano de 2016, o município festeja seu aniversário com a realização da XXVII FENACA, 25ª Festa da Banana e 28º Rodeio Crioulo Nacional.

Parabéns ao Município de Luiz Alves e a seus munícipes, na comemoração do 58º ano de sua instalação política!

Clique aqui para acessar outras informações sobre o Município de Luiz Alves.