Rota da Cachaça

Rota da Cachaça: o principal produto turístico do Município de Luiz Alves!

 

Com fama internacional pela produção artesanal de cachaça, a cidade de Luiz Alves em Santa Catarina, implantou no ano de 2018 a “Rota da Cachaça”. O projeto é uma ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves – APCALA e Sebrae, por meio do Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM), que teve como objetivo criar um roteiro dos alambiques existentes no município para que os turistas conheçam todo o processo de preparação da bebida.

 

 

A produção de cachaça é um dos principais eixos econômicos do município, que tem aproximadamente dez alambiques espalhados por diversas regiões da cidade, colecionando premiações nacionais e internacionais. Entre eles estão os alambiques Morauer, Rossi, Bylaardt, Wruck, Rech, Flor da Cana, Bompani, Spézia, Casa Forte e Schoepping. A cidade também recebeu o título de “Capital Catarinense da Cachaça – Terra da Cachaça”, por meio da Lei Estadual nº 17.535/2018, devido ao seu intenso trabalho dedicado à produção da bebida, o que lhe rendeu a aproximação com distribuidores na Europa e Estados Unidos.

 

 

Após a garantia do título de Terra da Cachaça, a cidade que já tinha boas referências da bebida, ficou ainda mais conhecida, tendo um aumento de procura pelo nobre destilado que nunca tinha se visto antes.

 

Luiz Alves está em meio as principais e maiores cidades do Estado de Santa Catarina, como Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Navegantes, Itajaí e São Francisco do Sul, e tem a sua disposição os aeroportos de Navegantes a 37 km e Florianópolis a 140 km. Além disso, está cercado pela Mata Atlântica e por diversas belezas naturais, como cachoeiras.

 

 

A Indicação Geográfica

 

Devido ao sucesso da cachaça luizalvense e de suas constantes premiações em feiras e festivais, Luiz Alves ganhará destaque nacional com a Indicação Geográfica (IG) da bebida. O processo para esse reconhecimento já está em andamento em parceria com o Sebrae e tem o objetivo de apontar a origem geográfica de um produto, que apresenta uma reputação ou qualidade única, atribuída aos recursos naturais como solo, vegetação, clima e os recursos humanos como a organização da cadeia produtiva, a cultura e o saber fazer.

 

 

CONFIRA NA ABA GALERIA DE ARQUIVOS O NOME, CONTATO E ENDEREÇO DOS ALAMBIQUES QUE FAZEM PARTE DA ROTA DA CACHAÇA!