Espetáculo Plástico! Ballet AECLA surpreende mais uma vez

Espetáculo Plástico! Ballet AECLA surpreende mais uma vez

 

No final de semana dos dias 29 e 30 de novembro, Luiz Alves foi palco de mais um grande espetáculo de final de ano do Ballet Aecla, que trouxe para o ano de 2019, um cunho social, um contexto que vai além das coxias e palco nas noites de apresentação.


O tema principal para o desenvolvimento das coreografias foi o uso desenfreado do plástico, sua falta de reuso e reciclagem. O objetivo do espetáculo foi conscientizar a população para a realidade, pois se essas ações forem contínuas, em poucos anos teremos mais plástico do que peixes nos oceanos, o que acarretará em prejuízos para nossas vidas e de futuras gerações.


“O tema superou em tudo nossas expectativas com os alunos. No início fiquei com um pouco de receio, pois sempre trabalhamos com histórias infantis, que as crianças e adolescentes tinham conhecimento e todos eram conquistados de uma forma bem rápida sobre o tema. Desde o ano passado eu tive vontade de trabalhar uma coisa diferente. Sempre fui ligada ao meio ambiente e a problemática do plástico estava tomando grandes proporções tanto nas redes sociais como em outras mídias, o que me fez ter ainda mais a vontade de mudar a linha do espetáculo, até para passar esse conhecimento para os bailarinos, pois muita gente ainda não sabe as consequências do que estamos vivendo”, frisou Giovana Hostert, professora de jazz, ballet e danças populares da Aecla.


Cerca de 197 bailarinos estiveram envolvidos desde agosto em ensaios constantes e profunda pesquisa sobre o tema. Para ajudar os bailarinos a entenderem um pouco mais sobre toda essa problemática, o coordenador de Meio Ambiente do Município, Eder Caglioni, preparou palestras sobre meio ambiente, sobre as consequências do plástico na vida dos animais e também na nossa vida, além de destacar a importância da Coleta Seletiva para dar a destinação correta para os resíduos que produzimos.


A partir daí, as aulas com os bailarinos foram desenvolvidas de forma lúdica, mas de uma forma que despertasse o interesse de todas, para que se entregassem de fato ao espetáculo.


“O resultado foi aparecendo para mim e para as outras professoras como nenhum outro tema já havia feito, os alunos faziam vídeos recolhendo lixo na rua de suas casas, separavam os resíduos e se preocupavam com o meio ambiente”, comentou Giovana.
O espetáculo foi um sucesso e despertou em cada espectador a vontade de mudar e tornar o mundo um lugar melhor!
Para finalizar as apresentações, no dia 09 de dezembro, 90 bailarinos da AECLA subirão ao palco do Teatro Carlos Gomes com 13 coreografias do espetáculo para emocionar e impactar ainda mais pessoas.