Semana Consciência de Proteção
Semana Consciência de Proteção – Defesa Civil de Santa Catarina
De 19 a 22 de novembro, a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, promoveu a semana Consciência de Proteção. Esta semana acontece em alusão aos 10 anos das tragédias ocorridas no ano de 2008 em Luiz Alves e em vários outros Municípios da região. Para marcar esta data, diversas atividades de prevenção e homenagens estão sendo realizadas em todos os Municípios atingidos.
Em Luiz Alves, a Secretaria Municipal de Obras e Planejamento, através do Departamento de Defesa Civil, promoveu um treinamento com abandono da área, conhecido como Rota de Fuga, com o auxílio e orientação do Bombeiro Comunitário Profissional Gilmar Pering, do Corpo de Bombeiros de Luiz Alves e com a participação das crianças da Escola Municipal Vendelim Schweitzer.
O BCP Gilmar passou alguns dias da semana na escola, passando instruções e realizando dinâmicas com os professores e alunos, para que em situações de risco, todos saibam como proceder para abandonar áreas perigosas em segurança.
A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, também realizou um concurso de desenhos com o tema: “Fortalecimento da Cooperação e Resiliência”, em alusão aos 10 anos de ocorrência do desastre de 2008.
Em parceria, a Secretaria de Obras e Planejamento, o departamento de Defesa Civil de Luiz Alves e a Secretaria de Educação, com o apoio das escolas municipais e estaduais, promoveram a participação dos alunos luizalvenses no concurso.
Entre todos os desenhos das 24 escolas, dos doze municípios participantes, quatro alunos luizalvenses tiveram destaque e ao final do concurso, a aluna Maria Vitória Gielow, da EEB Tenente Anselmo José Hess, ficou em 2º lugar na competição, representando o Município de Luiz Alves.
Para então efetivar a integração de todas as atividades da Semana Consciência de Proteção, foi realizado o Seminário Fortalecimento da Cooperação e Resiliência, no Centreventos de Itajaí.
Além de relembrar a passagem dos 10 anos, onde 135 pessoas perderam a vida, o evento que reuniu 400 participantes de 16 cidades do Estado, teve como objetivo fortalecer a cooperação, a resiliência e o debate acerca do tema Proteção e Defesa Civil na perspectiva da redução de risco de desastres.
Além de diversas palestras, no evento também houve a premiação dos ganhadores do concurso de desenho: “Fortalecimento da Cooperação e Resiliência”, com a seguinte colocação: em 1º lugar, o aluno Rian Augusto P. da Cunha, da Escola José Potter de Itajaí, em 2º lugar, Maria Vitória Gielow, da Escola Tenente Anselmo José Hess de Luiz Alves e em 3º lugar, a aluna Emily Pontaldi, da Escola Alberto Schimitt, de Ilhota.
Paralelo ao seminário, mais de 24 agências, como bombeiros voluntários, exército, Samu, entre outras que atuam na resposta a desastres, e também das universidades e instituições de ensino que produzem conhecimento da área, estiveram expondo equipamentos de resgate, atendendo e esclarecendo dúvidas dos participantes.
Outra ação realizada no Município, foi a Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores, com uma homenagem aos Bombeiros pelos serviços prestados naquela época e às crianças classificadas no concurso de desenhos.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Luiz Alves
Assessoria de Comunicação AMFRI