Sebrae/SC entrega Plano de Desenvolvimento Econômico em Luiz Alves

Uma nova frente, com diversas iniciativas para se incentivar ainda mais o crescimento da economia local vai se tornar realidade em Luiz Alves. Neste dia 25, o Sebrae/SC entrega ao município o Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM) e o Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM), ações do Projeto Cidade Empreendedora. O evento acontece a partir das 16h, no auditório da Prefeitura e é aberto a toda comunidade.

A principal ação para o desenvolvimento de Luiz Alves foi o estudo do eixo agroindustrial com foco na produção da cachaça artesanal. Para esse eixo, as pesquisas foram feitas em conjunto com a Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Cachaça e Aguardente de Qualidade (Acapacq) para fortalecer o município de Luiz Alves como o grande produtor de cachaça do país com a implementação da rota da cachaça.

Dentro do município, o PEDEM estudou os três principais setores da economia – primário, secundário e terciário – abrangendo a agricultura, indústria e o comércio, com o intuito de incentivar o crescimento da economia local com foco na exploração dos potenciais da cidade e colocando os micro e pequenos negócios como os protagonistas deste crescimento. “A importância do PEDEM para Luiz Alves é traçar estratégias econômicas para fortalecer ainda mais o município. O projeto não oferece estratégias imediatas, mas sim ações para a economia da cidade até 2030”, destaca o Consultor do Sebrae, Rafael Koepp Soldadeli.

A cerimônia oficial de entrega do plano acontece no auditório da Prefeitura de Luiz Alves, na rua Erich Gielow, N° 35, no Centro.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é um projeto desenvolvimento pelo SEBRAE/SC, em parceria com as Prefeituras, destinado a incentivar o crescimento da economia local através de diversas iniciativas, explorando os potenciais da cidade e protagonizando os micro e pequenos negócios. Dentro do projeto existem onze eixos de atuação e trinta e quatro ações estratégicas, que visam ampliar o empreendedorismo nos quarenta municípios participantes.