Dados preliminares do Censo Escolar 2014 das escolas municipais de Luís Alves

No dia 15 de agosto foi encerrada a 1ª etapa do Censo Escolar 2014, que teve como data base o dia 28 de maio. Foram coletados dados referentes às escolas (tais como endereço, quantidade de salas, equipamentos, etapas de ensino oferecidas, aspectos pedagógicos e outros), dados sobre os  professores (nome, endereço, documentação, formação acadêmica, tipo de contratação etc) e dados referentes aos alunos (nome, documentação, endereço, etapa frequentada, se utiliza transporte escolar, se é portador de necessidades especiais etc). A 2ª e última etapa do Censo Escolar acontece nos primeiros meses do próximo ano, quando são informados os alunos aprovados, reprovados, transferidos e evadidos. Os dados da 2ª etapa são utilizados para o cálculo do IDEB (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica).

As informações do Censo Escolar são muito importantes para o governo federal e sobretudo para o município. Os dados da 1ª etapa são utilizados para o cálculo dos repasses do ano seguinte para o pagamento da merenda escolar (PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar) e do  transporte escolar (PNATE  –  Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar), além de auxiliar na execução de outros programas federais, como do Proinfo/computador interativo (distribuição de computadores) e  para a distribuição dos livros didáticos. Também os recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) que as escolas recebem através das APPs (Associações de Pais e Professores), são calculados de acordo com o Censo Escolar. De maneira geral, pode-se dizer que o Censo Escolar é utilizado pelo governo federal para a implementação das Políticas Públicas da Educação.

A quantidade de alunos matriculados por escola e por etapa no ano de 2014 (nas escolas municipais) está reunida na tabela abaixo. Há turmas de pré-escola que funcionam em salas cedidas pelas escolas estaduais (João Gaya, Tenente Anselmo e Gov. Irineu. Também as turmas de alfabetização e nivelamento de EJA do NAES são turmas da rede municipal. Resumidamente, vê-se que  a matrícula total é de 1307 alunos, sendo 237 alunos em idade de creche (18 são atendidas na EM Vendelim Schweitzer), 407 alunos de pré-escola, 502 são alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), 112 dos anos finais (6º ao 9º ano), 23 são de Educação de Jovens e Adultos e 26 são alunos portadores de necessidades especiais matriculados na EAMEE. A escola com maior número de alunos é a EM Vendelim Schweitzer, de Braço Elza, seguida pela EBM Prof. Rafael Rech, de Rio Canoas. Esta última também é a única escola municipal que oferece  os anos finais do Ensino Fundamental.

O Censo Escolar é feito anualmente através do sistema on-line Educacenso, sob a responsabilidade das diretoras e secretárias das escolas e das coordenadoras e assistentes das creches.

Adilson Mário Signorelli – coordenador municipal do Censo Escolar

Anos Finais

EJA

Ed. Especial

Fonte: Censo Escolar 2014 (Secretaria Municipal da Educação)

Obs.: EEB João Gaya, EEB Tenente Anselmo J. Hess e EEB Gov. Irineu Bornhausen são escolas estaduais que cedem salas para turmas de pré-escola da rede municipal de ensino. Também as turmas de alfabetização e nivelamento do NAES pertencem à rede municipal.