Equipe de Saúde da Família classificada em 1º lugar no IV Encontro Macrorregional de Experiências na Estratégia Saúde da Família

Em março de 2013, o município de Luis Alves fez a adesão ao PSE (Programa Saúde nas Escolas). Após a adesão, realizou-se uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes, onde foi estabelecido um cronograma de atividades nas escolas ao longo do ano letivo. Uma das atividades do Programa seria trabalhar a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Os Agentes Comunitários de Saúde e as enfermeiras da Equipe do Posto de Saúde da Vila do Salto elaboraram um teatro e apresentaram nas Escolas do Ribeirão do Padre (EM Celeste Scola) e Braço Elza (EM Vendelim Schweitzer). O objetivo desse trabalho era o instruir as crianças a não aceitar nada de estranhos e não se envolver com drogas, tabaco e álcool, mostrando-lhes que este é um caminho que traz graves consequências.

O trabalho foi inscrito e apresentado dia 16/10/2013 em Balneário Camboriú, no IV Encontro Macrorregional de Experiências na Estratégia Saúde da Família. O título do trabalho da Equipe da Vila do Salto foi "Saúde e Prevenção ao uso de drogas na escola: Uma parceria da ESF com o Programa Saúde na Escola, no Município de Luis Alves em 2013".

Dentre os trabalhos apresentados, esse foi o que recebeu o prêmio de primeiro lugar. Agora vamos apresentar em Florianópolis, no IV Encontro Estadual de Saúde da Família, nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2013.

Enfermeira Débora Gesser

Leia mais sobre o PSE clicando nos links abaixo:

PSE – MEC

PSE – Ministério da Saúde