Combate às hepatites virais – "Uma epidemia silenciosa: a ordem é prevenir"

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um projeto dinamizador do SUS e se baseia em um modelo de atendimento pró-ativo, que oferece atenção apropriada à população de determinada localidade, além de ações de promoção e prevenção.

Neste sentido, convidamos a todas as equipes de ESF para se unirem aos esforços da Secretaria de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde no combate às hepatites virais.

Em maio de 2010, a Organização Mundial de (OMS), com apoio da Assembleia Mundial da Saúde, instituiu o dia 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. O órgão de maior instância deliberativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu o impacto global das hepatites B e C que, juntas, matam um milhão de pessoas por ano em todo mundo.

O Estado de Santa Catarina, através da Lei nº 15.615, de 8 de novembro de 2011, instituiu a Semana Estadual de Combate às Hepatites Virais. O objetivo é fazer destas datas mecanismos de visibilidade à doença que vem se destacando nas últimas décadas como um problema mundial de saúde pública.

A estratégia para vencer esta epidemia silenciosa, além do uso do preservativo, será a intensificação da vacinação contra hepatite B. Esta é a melhor arma da prevenção, que tem como maior fator de risco a transmissão sexual (50%). A vacina é disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, para a população até 29 anos e outros grupos mais vulneráveis.

Enf. Débora Guesser.

http://www.hepatitesvirais.com.br/