OBRA DE REVITALIZAÇÃO DA RUA PROFESSOR SIMÃO HESS É CONCLUÍDA!

Obra de Revitalização da Rua Professor Simão Hess é concluída!

As obras de Revitalização da Rua Professor Simão Hess em Luiz Alves chegaram ao fim. Neste sábado, 18 de julho, aniversário de 62 anos do Município, esta grande e importante obra foi entregue à população.

Durante nove meses, os moradores e empresários do local puderam acompanhar de perto as mudanças de uma das principais vias comerciais do Município: a Rua Professor Simão Hess e também da Rua José Kraisch, que é uma rua chave na composição do novo sistema de drenagem instalado na região.

A inauguração

Diante do cenário de pandemia e combate ao Coronavírus, a equipe da administração pública teve de se reinventar para inaugurar a obra que foi tão esperada por todos de forma que não houvesse aglomerações.

A partir da ideia de realizar a inauguração por meio de uma transmissão ao vivo para que a população se sentisse presente de alguma forma neste momento especial, houve também o instinto de resgatar um pouco da história do Município de Luiz Alves, da rua revitalizada e da inspiração para o nome desta via tão importante. Por isso, durante a live de inauguração, diversos vídeos foram apresentados com depoimentos de moradores antigos da região, participação da família do Professor Simão Hess e um levantamento histórico dos primórdios desta via comercial.

As homenagens tocaram o coração das mais de 700 pessoas que acompanhavam simultaneamente a transmissão ao vivo e fizeram com que todos se sentissem um pouco mais parte desta história que começou a ser escrita no dia 18 de julho de 2020.

“Exatamente um ano atrás, nós estávamos marcando o passo inicial para esta obra acontecer e entregamos ela finalizada em uma data muito importante e de forma emocionante, no aniversário de 62 anos de Luiz Alves. A população vivenciou esta obra tão desafiadora por cerca de 9 meses, pois estamos falando do centro comercial da cidade sofrendo uma grande intervenção. Iniciamos as obras do zero, pois refizemos toda drenagem, todo preparo de pista, pavimentação, calçadas acessíveis e seguras, que antes não existiam. Temos agora uma via completamente revitalizada e adequada para toda população”, comenta o Secretário  Municipal de Obras e Planejamento Rubens Pereira Junior.

A obra

Entre os principais objetivos do projeto estava a implantação de drenagem pluvial adequada para evitar os alagamentos que eram recorrentes a cada chuva forte, melhora da circulação dos pedestres com calçadas adaptadas e inclusivas, otimização do tráfego veicular e uma estética moderna para a região.

Todos esses objetivos beneficiarão diretamente todos os luizalvenses, tendo em vista a grande circulação de pessoas e a importância econômica da rua Professor Simão Hess. Entre as novidades da revitalização estão:

– Calçadas com 2,5m de largura (Pavimentação em piso podotátil em 3.914,24 metros);

– 119 vagas de estacionamento;

– 32 lixeiras;

– 27 floreiras;

– 19 bancos;

– 05 bicicletários:

– 02 novos abrigos de ônibus;

Além disso, o bairro Vila do Salto está com sua estrutura totalmente renovada e conta agora com novo sistema de drenagem pluvial, com 2.082 metros tubulação. O material da via, que anteriormente era asfalto já antigo, também foi completamente substituído por: 3.379,57 m² de pavimentação em paver (ou seja, 410 metros de pista) e 885,57 toneladas de asfalto (que equivalem a 800 metros de pista).

A rede de abastecimento de água também passou por mudanças, pois com as grandes aberturas no solo ao longo de toda rua, a equipe da Casan iniciou os trabalhos para instalar uma rede de água que atendesse a demanda da população com a capacidade exigida.

A revitalização foi um investimento de quase 5 milhões de reais. Uma grande obra, aguardada por todos moradores que inicia um novo capítulo na história de Luiz Alves.