NOTA INFORMATIVA – FEBRE AMARELA

NOTA INFORMATIVA – FEBRE AMARELA

 

No mês de janeiro, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Luiz Alves recebeu a informação do aparecimento de macacos (bugio) mortos na região dos bairros Braço do Bugre e Braço Paula Ramos.

 

A equipe da Vigilância Epidemiológica está acompanhando os casos, sendo que um dos animais encontrados já estava em avançado estado de decomposição, os demais haviam sido enterrados e em menor estado de decomposição, porém ainda impossibilitando qualquer diagnóstico clínico ou laboratorial.

 

Caso a população encontre macacos mortos ou doentes, a orientação é de comunicar a Unidade de Saúde ou a Secretaria de Saúde através do telefone 3377-8670.

 

É importante salientar que o macaco NÃO TRANSMITE a febre amarela, ele é hospedeiro do vírus, então NÃO machuque ou mate o animal. A morte dos animais pode ser indicativo da circulação do vírus da Febre Amarela no município e região.

 

A Secretaria de Saúde reforça o convite a todos os moradores que ainda não tenham tomado a vacina da Febre Amarela que o façam na Unidade de Saúde mais próxima. A vacina é a ÚNICA forma de prevenção contra a doença.

 

A febre amarela está circulando em Santa Catarina e provocando óbitos. Mais de 60 macacos morreram com suspeita de Febre Amarela em Janeiro de 2020. Fique atento e vacine-se!

 

A Unidade Básica de Saúde da Vila do Salto estará aberta em horário estendido na semana do dia 03 a 07 de fevereiro, até às 20h para atender a população que ainda não está vacinada. Não perca mais esta oportunidade!

 

Demais informações sobre a doença, acesse o site http://www.dive.sc.gov.br/febre-amarela/