Carteira de Trabalho Digital
Carteira de trabalho digital
O Governo Federal informou que agora as novas Carteiras de Trabalho serão digitais. O próprio cidadão poderá emiti-la online e o empregador também terá acesso a mesma virtualmente. A ideia é acabar com a Carteira física. Mas Atenção: inicialmente essa mudança ocorrerá apenas para carteiras novas ou para quem precisar renová-las. A decisão está na Portaria nº 1.065/2019, que disciplina a emissão da Carteira de Trabalho em meio eletrônico.
Você pode emitir a sua através do site: www.gov.br/trabalho
Confira informações:
O que é?
A Carteira de Trabalho, obrigatória para o exercício de qualquer emprego, é emitida pelo Ministério da Economia. Na Carteira de Trabalho fica registrada a vida laboral do trabalhador, o que a torna um instrumento para garantir o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. A CTPS poderá ser emitida em meio digital ou físico.
Quem pode utilizar o serviço?
Qualquer inscrito no Cadastro de Pessoa Física – CPF, devendo as empresas, no momento da contratação, respeitar os requisitos estabelecidos em legislação vigente.
Ter registro no Cadastro de Pessoa Física – CPF e estar cadastrado na plataforma de autenticação do governo federal, acesso.gov.br.
Como Obter a Carteira de Trabalho?
Para obtenção da Carteira de Trabalho digital é necessário ter uma conta no gov.br.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Central 158