Luiz Alves é o primeiro Município do Brasil a implantar o Passaporte do projeto de educação emocional em escolas públicas.
O Município de Luiz Alves, com pouco mais de dez mil habitantes, no Vale do Itajaí, é o primeiro do Brasil a disponibilizar o Passaporte “Habilidades para Vida” de um projeto internacional de educação para a rede pública de ensino. Esse trabalho tem como foco desenvolver habilidades para lidar com a variedade de situações que a vida apresenta. O programa vai ser aplicado nas escolas do Município para os alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, com um total de 789 crianças.
O Passaporte é um programa de Educação Emocional que ensina jovens a partir dos 11 anos a lidar com dificuldades de qualquer natureza. O programa é composto por 18 aulas com atividades lúdicas, apoiado numa história em quadrinhos e é desenvolvido em sala de aula por um professor de convívio do grupo, especialmente capacitado pela ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças, representante exclusiva do programa no Brasil.
Os objetivos da Prefeitura incluem a melhora dos alunos, na cooperação entre amigos, aumentar a comunicação não só dentro da escola mas para sua vida pessoal, social e profissional. Ensinar as crianças e adolescentes a se sobressair sobre alguma situação complicada, com estratégias para lidar com certos problemas que podem enfrentar durante sua vida.
A ideia para as aulas é fazer com que cada dia seja um capítulo da história em quadrinhos citada anteriormente. Nessas aulas serão lidos e discutidos diferentes temas onde se pode encontrar a solução mais relevante. Com foco na interatividade, sentimento, percepção dos problemas, para que cada um encontre uma estratégia diferente para lidar com os certos acontecimentos.
Os professores das escolas municipais e estaduais e profissionais da Assistência Social que atuam diretamente na Proteção Social Básica através do SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fizeram um curso de capacitação para poder passar aos alunos o que o projeto tem a oferecer. Agora foi iniciada a implantação do projeto na escola. A Prefeitura Municipal de Luiz Alves agradece a oportunidade de poder fazer um bem para as crianças da cidade. O Prefeito Marcos Pedro Veber disse que é uma satisfação enorme poder implantar este projeto “estamos orgulhosos por Luiz Alves ser a primeira cidade do Brasil a oferecer o projeto Passaporte em escolas públicas, até então apenas escolas particulares tinham acesso ao programa. Estamos plantando a semente de um grande trabalho.”
Este projeto só foi possível ser desenvolvido devido a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e a ASEC (Associação pela Saúde Emocional das Crianças).